João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas

João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas Leyla Leong


Compartilhe


João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas





Em seu estilo elegante e fácil de ler, Leyla Leong vem agora brindar os seus leitores com este ensaio biográfico sobre o cientista brasileiro João Barbosa Rodrigues, destacando seu papel como um dos mais surpreendentes homens de ciência de seu tempo e que tem seu nome fortemente associado à história da Ciência na Amazônia, aqui destacada sua tumultuada presença à frente do Museu de Botânica do Amazonas.

Diríamos que a leitura deste livro é importante, em primeiro lugar, porque salva do esquecimento a história e a obra de um inquieto estudioso que nos forneceu, sobre a região amazônica, uma das visões mais originais e surpreendentes associada sempre aos resultados de suas incansáveis pesquisas, relacionadas com as mitologias indígenas e cuidadosos levantamentos da cultura material e técnica dos povos do vale amazônico, sem esquecermos de seus completos inventários botânicos, etnológicos e geológicos.

A autora se valeu de seu talento de contadora de histórias para produzir um texto de inconfundível sabor, marcado por momentos de surpresa e de lances inesperados, suficientes para revelar a personalidade inquieta e mesmo rebelde do botânico, quando são descritos momentos de sua passagem na Corte, no Rio de Janeiro, ocasião em que temos um vivo retrato da Princesa Isabel, cuja intervenção em favor da vinda de Barbosa Rodrigues para assumir a direção do Museu Botânico no Amazonas foi decisiva.

O livro, de saborosa leitura, nos revela as atribulações e contratempos vividos em Manaus por um inabalável e persistente Barbosa Rodrigues, que, sem deixar-se abater pelas adversidades, deixou a sua marca, como um dos grandes intérpretes da Amazônia.

Diríamos, finalmente, que, se entrelaçando cuidadosamente com o texto de Leyla, encontra o leitor um farto conjunto de ilustrações que imprimem à obra aquele toque especial que a autora confere aos seus livros.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas

Similares


Resenhas para João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas (2)

ver mais
Ensaio Biográfico
on 19/11/19


O fato do livro estar catalogado como ensaio biográfico deve estar relacionado ao tamanho do livro (poucos mais de 100 páginas, muitas dedicadas ao título do capítulo e ilustrações) e à superficialidade que os assuntos são tratados. Os capítulos são pequenos (tem um com três páginas, uma com ilustração, outra com o título e uma com o texto propriamente dito) e o assunto não é tratado em profundidade, porém a leitura é fácil e rápida. Em que pese essa crítica, como todo livro, este... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Daniel432
cadastrou em:
22/10/2019 12:20:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR