Juvenília

Juvenília Jane Austen
Charlotte Brontë


Compartilhe


Juvenília





À primeira vista, Jane Austen e Charlotte Brontë parecem radicalmente opostas. Austen representa a elegância e a proporção neoclássica, parodiando excessos literários e criticando as fraquezas humanas. Brontë, por sua vez, imprime em sua escrita toda a paixão e a extravagância do espírito romântico, não raro com forte influência da fantasia.

Numa época em que a literatura popular era considerada perigosa para a mente das jovens, a erudição precoce, a originalidade e a liberdade de espírito aproximam essas duas autoras. Ambas tinham como personagens centrais mulheres, sendo responsáveis pelos retratos mais marcantes de lealdade e dedicação feminina da literatura inglesa. E ambas constroem as suas heroínas como produtos do condicionamento feminino da época, cujas expectativas sociais eram muito restritas.
Austen e Brontë tiveram uma produção bastante fértil na juventude, reunida neste livro, a qual parece encontrar uma espécie de equilíbrio no conflito entre a moral individual e social, criando heroínas complexas que se destacam por sua coragem e independência.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Juvenília

Similares

(18) ver mais
Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão
As Sombras de Longbourn
Mansfield Park
Evelina

Resenhas para Juvenília (6)

ver mais
Juvenília - Jane Austen, Charlotte Brontë
on 9/12/14


Peguei esse livro achando que seria uma espécie de contos inacabados de duas autoras que eu adorava,e realmente de certa forma ele é,mas muitos desses contos acabam muito antes de começar. Alguns fragmentos da Jane Austen por exemplo são de quando ela tinha 12 anos e escrevia só por brincadeira.Ou seja,é um nível de de história que não te entretém e serve só como informação pra quem gosta muito da autora.Alguns só são cartas com pequenas histórias que ela dedicava pros familiares.... leia mais

Estatísticas

Desejam263
Trocam3
Avaliações 3.8 / 85
5
ranking 29
29%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 5
5%

8%

92%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2014 21:54:49
Ariane
editou em:
13/02/2017 06:48:32