Laboratório de Ensino de Ciências

Laboratório de Ensino de Ciências Marisa Ramos Barbieri


Compartilhe


Laboratório de Ensino de Ciências


20 anos de história




Quanto conhecimento científico temos conseguido transmitir, do total atualmente disponível, às novas gerações? Temos ensinado conhecimento científico por mero depósito ou temos conseguido transmitir compreensão de processos e conceitos? Temos conseguido formar professores que transmitam conhecimento científico –professores de Ciências no Ensino Fundamental, professores das área de ciências no Ensino Médio e, mesmo, professores universitários? O aumento na quantidade de informação científica aparentemente não tem implicado o aumento em nosso ensino de Ciência. Conhecimento por acúmulo ou ensino de “pacotes de conteúdos” parece ser a prática corrente. Esse não é um problema próprio do Brasil, mas da sociedade moderna.

Nesse contexto, o Laboratório de Ensino de Ciências –da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto– tem uma trajetória incomum. Desligado da preocupação de meramente transmitir informação, buscou desenvolver um método de ensino de Ciências. Nesse período, conseguiu formalizar alguns conceitos notáveis, que têm sido desenvolvidos paralelamente várias partes do mundo. Entre eles, que o melhor professor é aquele que pesquisa seu próprio ensino. Como é possível melhorar o ensino se o próprio ensino não é avaliado? E como é possível avaliá-lo se não há registro de sua história? Registrar a história do próprio ensino certamente cria uma demanda adicional para o professor. É necessário também que o professor compreenda o próprio processo científico, que busque suporte nas fontes de produção do conhecimento científico (a Universidade) e estude os sucessos e fracassos de seu próprio trabalho. Mas com essas ferramentas em mãos, ele constrói gradativamente um sistema de comunicação com os alunos e começa a fazer dos alunos verdadeiros pesquisadores do mundo que eles querem compreender. Os resultados do LEC nesses 20 anos de projetos atestam a eficiência dessa hipótese pedagógica.

Edições (1)

ver mais
Laboratório de Ensino de Ciências

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

wapk14
cadastrou em:
04/07/2014 11:23:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR