Leibniz e a China

Leibniz e a China Gottfried Wilhelm von Leibniz


Compartilhe


Leibniz e a China (Modernos & Contemporâneos)


300 anos do Discurso sobre a teologia natural dos chineses




Leibniz foi um dos primeiros filósofos europeus que escreveu sobre a filosofia chinesa e, de forma tão peculiar, que até hoje seus escritos despertam interesses e nos apresentam linhas de abordagens da filosofia chinesa que ainda podem ser seguidas. Sua interpretação da filosofia chinesa somente pode ser considerada, ainda hoje, devido à proximidade de algumas ideias centrais de sua filosofia com o pensamento chinês, principalmente com o neoconfucionismo. Ao classificar a filosofia chinesa como teologia natural e ao redefinir este conceito a partir de sua própria filosofia, Leibniz torna-se um importante precursor do que denominamos hoje “filosofia intercultural”.
Neste sentido, ao interpretar a filosofia chinesa, ele nos apresenta uma particular exposição de sua própria filosofia, principalmente de sua Monadologia e abre, assim, portas para o fecundo diálogo filosófico entre Ocidente e Oriente, que se inicia neste período e continua até nossos dias.

Filosofia

Edições (1)

ver mais

Similares

(8) ver mais
Leibniz-Clarke
Sistema novo da Natureza e da comunicação das substâncias
Discurso de Metafísica
Leibniz

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Julian.Assange
cadastrou em:
01/08/2023 18:16:17
João gregorio
editou em:
01/08/2023 18:17:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR