Lendo no Escuro

Lendo no Escuro Seamus Deane


Compartilhe


Lendo no Escuro





Irlanda do Norte, anos 40 e 50. Operários católicos, policiais protestantes, conflitos, mártires do IRA., traidores, violência e morte, nas amemórias de um garoto católicoUma infância cheia de assombros, vista sob duas perspectivas. A primeira, lendária, povoada por paisagens oníricas como a de Grianan, o Forte do Sol, guardado pelo guerreiro Fiana; o Campo dos Desaparecidos, sobre o qual nenhuma gaivota voa; e a casa em Donegal, onde as crianças são dominadas por forças diabólicas. A segunda é a real: a cidade de Derry, na Irlanda do Norte dos anos 40 e 50, um lugar também assombrado, mas por inimigos políticos, segredos familiares e intrigas mortais.



O menino que narra LENDO NO ESCURO, lançamento da editora Record, cresce enclausurado nesses dois mundos, sentindo que ambos estão interligados por alguma força misteriosa que ele quer e não quer reconhecer, sentindo a verdade aumentar como uma mancha até atingir a ele e à sua família.



O garoto _ cujo nome não é revelado _ traz na memória lembranças vividas pelo próprio autor, o irlandês Seamus Deane, numa obra que apresenta o medo infantil se transformando em fantasia, ao mesmo tempo em que a fantasia se transforma em realidade. A história é contada como uma coleção de lendas — a irmã morta que volta; o tio desaparecido presente em todas as páginas, a casa da família, "tão bela e coerente como um labirinto bem desenhado com alguém soluçando exatamente no centro".



Claustrofóbico, mas lírico; triste, mas vibrante e inesquecível, LENDO NO ESCURO é um dos mais belos livros já escritos sobre a passagem da infância para a idade adulta. É uma sutil e magistral transformação das dores familiares e da violência política em algo ao mesmo tempo rapsódico e angustiante.



Seamus Deane nasceu em 1940, na mesma cidade onde vive o narrador de LENDO NO ESCURO. Publicou livros sobre crítica e poesia e é editor chefe do Field Day Anthology of Irish Writing. Primeiro romance de Seamus Deane, Lendo no escuro foi indicado para o prêmio Booker de 1996, foi o vencedor dos prêmios The Guardian Fiction e Irish Literature, e selecionado pelo jornal New York Times como um dos livros mais importantes de 1996.

Edições (1)

ver mais
Lendo no Escuro

Similares


Resenhas para Lendo no Escuro (0)

ver mais
on 25/1/24


Cultura , crenças , dramas , traumas e segredos familiares não resolvidos em meio a questões políticas e religiosas na Irlanda . Palavra para o livro : roseiras . ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.5 / 21
5
ranking 14
14%
4
ranking 38
38%
3
ranking 33
33%
2
ranking 10
10%
1
ranking 5
5%

15%

85%

Nessa Gagliardi
cadastrou em:
26/04/2009 23:04:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR