Leviatã | Espelhos Negros

Leviatã | Espelhos Negros Arno Schmidt


Compartilhe


Leviatã | Espelhos Negros





Considerado um dos mais singulares autores da literatura alemã contemporânea, com um estilo narrativo muito próprio, Arno Schmidt (1914-1979) recorre, em "Leviatã", a uma escrita que "ainda se poderá considerar convencional", diz a editora.

No entanto, "a prosa de 'Espelhos Negros' surge já organizada na malha gráfica característica de Schmidt, em que cada fragmento (regra geral, um parágrafo) abre com um tema em itálico", acrescenta.

"Com este processo de montagem, Schmidt pretendia incutir à narrativa o caráter fragmentário do pensamento e da memória que não se organizam linearmente, mas antes se assemelham a uma coleção de imagens avulsas", explica a Abysmo.

Mário Gomes, que traduz e prefacia o livro, afirma que, para se perceber "a radicalidade" da escrita de Schmidt, não é necessário saber ler alemão, bastando "ver a mancha gráfica de uma qualquer página aberta ao acaso, para se intuir a singularidade".

O ensaísta e crítico literário João Barrento descreve o estilo literário de Arno Schmidt como "uma escrita-laboratório que só tem paralelos em [Laurence] Sterne ou [James] Joyce".

Sobre o autor, afirma tratar-se de um "dos mais originais e radicais da literatura alemã da segunda metade do século XX".

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Leviatã | Espelhos Negros

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Renato
cadastrou em:
29/10/2020 13:28:30
Ygor Gouvêa
editou em:
19/03/2021 19:18:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR