Lévinas e a Filosofia da Libertação

Lévinas e a Filosofia da Libertação Antônio Sidekum


Compartilhe


Lévinas e a Filosofia da Libertação





O presente livro, fruto da tese de doutorado do autor apresentada à Universität Bremen e agora traduzida ao português, tem o propósito de discutir as dimensões do pensamento de Emmanuel Lévinas como uma concepção ampla da experiência de transcendência e como essa experiência repercute na Filosofia da Libertação. A pergunta do ponto de partida da pesquisa é: como é fundamentado o conceito de experiência de transcendência na filosofia de Emmanuel Lévinas e como poderá ser desenvolvido este pensamento para servir como fundamentação última da ética da práxis libertadora, mormente apresentada pelos pensadores latino-americanos comprometidos com a história da libertação dos oprimidos.
Na Filosofia da Libertação, o conceito de experiência de transcendência dirige-se ao “dar ouvidos à voz do outro”. Esta experiência da obediência de dar ouvidos à apelação do outro corresponde à fé e à responsabilidade ética para com o outro. Na Filosofia da Libertação, a experiência da transcendência é compreendida como ética da práxis libertadora. Ela possui seu ponto originário na profunda realidade da exterioridade do outro. Essa práxis libertadora fundamenta o apelo do outro como grito de angústia pela libertação e justiça.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Lévinas e a Filosofia da Libertação

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Rafael
cadastrou em:
04/08/2015 16:00:29
Rafael
editou em:
04/08/2015 16:03:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR