Lições de Literatura Nordestina

Lições de Literatura Nordestina Fábio Lucas


Compartilhe


Lições de Literatura Nordestina (Casa de Palavras)





A coleção Casa de Palavras, braço editorial da Fundação Casa de Jorge Amado, na série Ensaios, dando segmento ao propósito de estudar e divulgar a literatura vem a público com Lições de literatura nordestina, uma coletânea de artigos de Fábio Lucas, consagrado crítico e estudioso de literatura brasileira.

Sobre o autor: Nascido em Esmeraldas, Minas Gerais, a 27 de julho de 1931, Fábio Lucas diplomou-se em Ciências Sociais e Economia pela Universidade Federal de Minas, mas direcionou sua vida primordialmente aos estudos de literatura de língua portuguesa, sendo possuidor de um vasto currículo que o credencia como um dos mais respeitados estudiosos de nossas letras.

Teórico de rara sensibilidade, é respeitado não só como articulista e ensaísta de projeção, mas, igualmente, como professor credenciado em mais de uma dezena de universidades, tanto em seu país de origem como em universidades portuguesas e americanas, onde tem lecionado.

Autor de 40 livros publicados, sua atividade de ensaísta proporcionou-lhe incontáveis láureas e prêmios dos mais importantes, como o Prêmio Juca Pato de 1992, conferido pela União Brasileira de Escritores, e o famoso Prêmio Jabuti, que tanto prestígio confere a seus ganhadores.

Não sendo apenas um intelectual de gabinete, mas um espírito em permanente sintonia com as lutas e ansiedades de seu tempo, nunca abriu mão de participar ativamente em defesa dos ideais de sua classe, tendo ocupado por seis vezes o cargo de presidente da União Brasileira de Escritores, trincheira de onde defendeu, inclusive em períodos difíceis, a dignidade e a liberdade de opinião e de expressão dos escritores brasileiros.

Foi assim quando organizou e dirigiu o Congresso Brasileiro de Escritores de 1985, o maior da história literária brasileira, que contou com a presença de 1.200 escritores nacionais e estrangeiros, em momento de grande apreensão popular, quando a doença do recém-eleito presidente Tancredo Neves parecia ameaçar o tão sonhado resgate da democracia brasileira.

Com a presente edição, a Fundação Casa de Jorge Amado, ao tempo em que reafirma sua intenção de colaborar para um melhor entendimento da literatura produzida nas várias regiões do país, presta homenagem a um autor que vem contribuindo significativamente para o reconhecimento da diversidade e pluralidade da literatura brasileira.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
Lições de Literatura Nordestina

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Fábio Nogueira
cadastrou em:
25/07/2018 15:25:29