Lima Barreto Romance

Lima Barreto Romance Francisco de Assis Barbosa

Compartilhe


Lima Barreto Romance (Nossos Clássicos #47)





Em suma, o verdadeiro Lima Barreto se impõe, assim, definitivamente como criador de um estilo brasileiro, antecipando-se a Monteiro Lobato, aos modernistas de São Paulo e ao grupo nordestino. Antecipador sim. E que teve ação tanto mais relevante por ter sido sucessor imediato de Machado de Assis, com o contrapeso do seu contemporâneo Coelho Neto - ambos, Machado e Neto, luzitanizantes, um com gênio, outro sem ele - e que foram os principais responsáveis pela ruptura de uma maneira de ver, sentir e escrever brasileiramente, iniciada pelos nossos escritores românticos.
Este, o papel de Lima Barreto: o de ser um escritor brasileiro autêntico, tal como o foram Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar, liberto do complexo colonialista e até mesmo rebelde às injunções do estilo e da gramática da antiga metrópole portuguesa.
A verdade é que o escritor permanece e está mais vivo do que nunca. Nisso reside, por irônica decisão do Destino, a glória póstuma de Lima Barreto, que foi em vida um fracassado... (BARBOSA, 1960, p. 14)


Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Lima Barreto Romance

Similares

(61) ver mais
Nossos Clássicos
castro alves
Nossos Clássicos 11: Vieira
Rui Barbosa

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%


cadastrou em:
23/09/2013 21:12:16
orffeus
editou em:
30/04/2023 15:32:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR