Linguagem e Cognição

Linguagem e Cognição Elias José Mengarda


Compartilhe


Linguagem e Cognição


Enfoque psicolinguístico para compreender e superar as dificuldades em leitura e escrita




Apresentamos esse trabalho para os profissionais das áreas de Letras e da Educação, na perspectiva da Psicolinguística Cognitiva. Inicialmente, a aprendizagem da língua desenvolve-se levando em conta três dimensões que ocorrem simultaneamente, ou seja, o inatismo, a maturação e o ambiente. Os pressupostos epistemológicos para o aprendizado da leitura fundamentam-se na visão de que esta é aprendida por meio de processamento da informação. Os processos psicolinguísticos da escrita sustentam que as metodologias precisam ser revistas, recuperando a especificidade do processo de alfabetização num contexto de letramento. As tarefas ou testes psicolinguísticos apresentados neste livro têm o objetivo de ajudar os educadores, psicopedagogos, psicólogos e orientadores educacionais a compreenderem os mecanismos de processamento da informação e sua relação com as capacidades linguísticas e cognitivas específicas e mais gerais. Considerando que a leitura e a escrita são atividades de cunho cognitivo, esse tipo de processamento requer operações mentais de processamento de informação baseadas na estrutura fonológica da linguagem oral.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Linguagem e Cognição

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Danuse
cadastrou em:
26/07/2016 14:47:30
Editora UFSM
editou em:
30/08/2018 10:13:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR