Lisboa Intemporal

Lisboa Intemporal Márcio Martelli


Compartilhe


Lisboa Intemporal


100 imagens do último século (de 1910 a 2010) - Uma visão artística e fotográfica




Lisboa revisitada, por Márcio Martelli
Na cadência da mais lusitana de todas as cidades do mundo procurei-me em cada canto. Ora achei-me de prontidão, ora perdi-me por completo.
Andar por Lisboa, em meados do mês de maio, para enquadrar o olhar do artista Roque Gameiro – que há cem anos aqui esteve – restaurou em mim uma súbita esperança: a de que o passado não passa jamais.
Peregrinámos (eu e a fiel escudeira Margarida – ou serei eu o seu Sancho Pança) pelos becos, ladeiras, praças, pátios à procura dos nossos moinhos desafiadores e encontrámos bandeirinhas coloridas, o bairro de Alfama em festa, retratos de outrora, um passado presente de solidão, abandono, memória e ilusão.
A festa de Santo António preparava-se lentamente e a minha lente captava aquilo que restou sobre o que o tempo incumbiu de transformar. Em dado momento parecia que tudo estava intocável, que o passado retornava e que o artista estava ao nosso lado como que dizendo – “não é bem esse o ângulo que pintei, um pouco mais para a direita”. E sentíamo-nos crianças, rindo como riem os anjos ao tocarem suas trombetas anunciando alvíssaras.
Refastelei-me com Alfama e sua alma cigana, encantei-me com o Bairro Alto, com a vista do miradouro. Vivi como um português que à sua casa retorna. Sonhei um sonho impossível que no momento se concretizava. Era eu a navegar na nau portuguesa descobrindo uma Lisboa que, embora escondida, se descortinava ante meus olhos.
Admirei e vi-me ali, extasiado, entre a pintura e a realidade. Era sonho ou verdade? Era real ou imaginário? Era poesia e arte, revelada pela capacidade que os homens têm de criar projetos e de os realizar.
Foi o que a Padrões Culturais me proporcionou.
Foi o caminhar ao qual Margarida me conduziu.
Foi o que o poeta que mora em mim ensinou a fotografar.
E a beleza de Roque Gameiro eternizar-se-á por mais 100 anos através dos instantâneos que este brasileiro, que vos escreve, revelou com o seu olhar.
Obrigado, Portugal!

Márcio Martelli

Artes / Arquitetura e Decoração / História / Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Lisboa Intemporal

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Márcio
cadastrou em:
22/12/2014 08:50:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR