A literatura infanto-juvenil tem história e tradição. É para crianças e jovens,claro,mas não nasceu ontem. Há muito para se saber sobre seu passado e sua evolução, sobre seus grandes autores, como Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato, e sobre seus mais famosos e maravilhosos personagens, como o Patinho Feio e a boneca Emília. Há muito para contar e lembrar. Afinal, os leitores adultos de hoje já se deliciavam com textos literários na infância. Ler é prazer e hábito que deve ser formado desde cedo.
Começando pelas narrativas orais e pelos primeiros livros infantis, vamos estudar como as diferentes leituras para a infância se tornaram importantes tanto no mercado editorial como nas escolas. O objetivo é formar um panorama do que já aconteceu e do que está acontecendo, orientando o estudante para outras obras acadêmicas afins e fontes de pesquisa.
Literatura Infanto-Juvenil está estruturada em 14 Unidades que cobrem as origens do livro e da literatura, o processo de especialização das obras escritas para crianças e jovens, a originalidade do trabalho de Monteiro Lobato, o prestígio e a excelência literária conquistados pelo gênero, o sucesso internacional dos escritores brasileiros (principalmente das escritoras), a arte dos ilustradores e a importância estratégica das bibliotecas.