Ney Matogrosso

Ney Matogrosso Julio Maria


Compartilhe


Ney Matogrosso


A biografia




Resultado de cinco anos de pesquisa e quase duzentas entrevistas, a história de uma das mais relevantes personalidades artísticas do Brasil de nosso tempo.

Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira. Enfrentou as intransigências do pai militar e os dogmas da Igreja católica, sobreviveu aos anos de chumbo e à sombra da aids, manteve-se firme diante das promessas de riqueza do showbiz, das críticas a seu "canto de mulher" e da vigilância das censuras.

O jornalista e biógrafo Julio Maria passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar a história de um dos personagens mais transformadores da cultura do país. Visitou a casa em que ele nasceu em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai em Campo Grande e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados. Ney Matogrosso: a biografia vai às camadas mais profundas da história de Ney para entregar a vida de um artista que pagou caro por defender seu direito de ser livre.

"Leitura emocionante, Julio Maria vai fundo no retrato do artista que marcou para sempre a vida brasileira. [...] O namoro com Cazuza, a força com que Ney assistiu à morte de tantos namorados e amigos pelo vírus da aids, as atuações em teatro na juventude e em cinema na maturidade, a dignidade e sabedoria de sua aproximação e chegada à velhice (que nele nunca parece combinar com esse nome), tudo no livro mostra um ser humano fascinante, que engrandece a percepção da nossa vida como sociedade."
Caetano Veloso

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Ney Matogrosso

Similares

(1) ver mais
Vira-lata de Raça

Resenhas para Ney Matogrosso (8)

ver mais
on 31/8/21


Eu já havia gostado da maneira como Julio Maria escreveu sobre Elis em "Nada Será Como Antes". Não conhecia praticamente nada da história de Ney Matogrosso, embora sua voz sempre tenha sido recebida por meus sentidos como uma sobremesa leve e saciadora. Foi delicioso descobrir o caminho de um ser humano tão extra humano, incapaz de ser rotulado, perseguido ou ceifado. A liberdade existencial de Ney emociona, provoca, cutuca meus incômodos mais profundos e acho difícil que outro ser apa... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.4 / 47
5
ranking 64
64%
4
ranking 26
26%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

eduardo
cadastrou em:
11/05/2021 22:05:42
Jenifer
editou em:
11/05/2021 22:10:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR