Diários de Wuhan - Relatos da cidade em quarentena, por quem esteve na linha de frente

    Fang Fang

    Faro
    2020
    272 páginas
    9h 4m
    ISBN-13: 9786586041330
    Português Brasileiro

    RELATOS DA CIDADE EM QUARENTENA, POR QUEM ESTEVE NA LINHA DE FRENTE. Era o início de 2020... Depois que o governo de seu país impôs um bloqueio em Wuhan, a aclamada escritora chinesa Fang Fang começou a publicar um diário on-line. Nos dias e semanas que se seguiram, as mensagens noturnas de Fang deram voz aos medos, frustrações, raiva e esperança a milhões de cidadãos. Ela refletia sobre o impacto psicológico do isolamento forçado, o papel da internet como meio de comunicação, mas também fonte de desinformação e, tragicamente, sobre a perda de vizinhos e amigos levados pelo vírus que abalou todas as nações. Um testemunho fascinante dos eventos à medida que eles se desenrolaram, este livro captura os desafios da vida cotidiana e o clima de pânico numa quarentena sem informações confiáveis. Fang, também sob clausura forçada, é inspirada a continuar a escrever pela coragem de amigos, profissionais de saúde e voluntários. Ao reivindicar o dever de registrar os fatos, ela também se manifesta contra a injustiça social, abuso de poder e outros problemas que tornaram a epidemia uma catástrofe. Enquanto a autora documenta, em tempo real o início da crise, somos capazes de identificar padrões e erros que estão sendo repetidos em todo o planeta. “MISTURANDO O ÍNTIMO E O ÉPICO, O PROFUNDO E O COTIDIANO, ESTE É O REGISTRO NOTÁVEL DE UM TEMPO EXTRAORDINÁRIO.”

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (12)Ver mais
    Jorciane Campos picture
    Jorciane Campos22/07/2023Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Um registro necessário para a humanidade

    Li esse livro pelo clube do livro Shumian. Não era um livro que desejava, mas foi interessante de ler. No início foi muito bom ler, um choque cultural de como foi muito rápido a organização na China para o isolamento de uma cidade de 11 milhões de habitantes, enquanto eu vivi o isolamento em Cuiabá com 1 milhão de habitantes e não fizemos nem 50% dessa organização. Já ao final achei cansativo. Ler um capítulo por dia não seria um problema, mas são capítulos grandes e muitas vezes repetitivos. Entendo que não é o padrão/estilo de escrita dela, mas foi cansativo. Sobre ser uma "arma contra a China", acho que ficou muito a desejar. Concluindo, o livro é bom, um registro para futuros historiadores talvez?

    11 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 27
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas41%
    • 3 estrelas26%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas0%