O amor de Mítia

O amor de Mítia Ivan Búnin


Compartilhe


O amor de Mítia (Coleção Leste)





Redescoberta pelo público ocidental nos últimos anos do século XX, a obra de Ivan Búnin (1870-1953) - Prêmio Nobel de Literatura em 1933 - é, por um lado, herdeira da grande prosa realista russa do século XIX, sobretudo a de Tolstói. Por outro, como autor dividido entre dois mundos (por discordar dos rumos da revolução bolchevique, Búnin exilou-se na França a partir de 1920), sua ficção conhecia de perto as fraturas abertas pela modernidade.

O amor de Mítia, novela publicada em 1925, penetra no drama da consciência de um rapaz que descobre, em toda a sua dolorosa intensidade, a força do desejo e do sentimento amoroso. Rainer Maria Rilke, que tinha predileção pela obra, observou que a vastidão do afeto que Mítia projeta sobre Kátia tem um caráter "profundamente espacial". De fato, a ação principia em São Petersburgo e logo se desloca para os campos de Oriol, paisagem cara ao autor desde a infância. É neste ponto que a natureza russa, descrita com precisão lírica estonteante, é elevada a suas maiores alturas. Por meio de sucessivas metamorfoses, ela anuncia as terríveis ambiguidades que definirão o destino do protagonista.

Esta narrativa exemplar, de um escritor também admirado por Thomas Mann, Vladímir Nabókov, André Gide e muitos outros, retorna agora ao leitor brasileiro em edição revista, na luminosa tradução de Boris Schnaiderman.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
O amor de Mítia
O Amor de Mítia
O amor de Mítia / O processo do tenente Ieláguin

Similares

(23) ver mais
Primeiro Amor
Foe
Os Afogados e os Sobreviventes
O artista da pá

Resenhas para O amor de Mítia (16)

ver mais
NÃO VÁ À ÓPERA SE VOCÊ SÓ OUVE ROCK!
on 11/1/23


O manuscrito de ?O Amor de Mítia?, do primeiro escritor russo a receber o Prêmio Nobel de Literatura, Ivan Alekseyevich Bunin, é datado de 14 de setembro de 1924, porém, a novela só veio mesmo a público pela primeira vez na revista ?Sovremênnie Zapíski? (Anais Contemporâneos), vols. XXIII e XXIV, em 1925. Admirado por escritores renomados como Thomas Mann, Vladímir Nabókov, André Gide entre outros, e com sua narrativa exemplar escrita em prosa e poesia, Búnin nos faz penetrar na mente... leia mais

Estatísticas

Desejam72
Trocam1
Avaliações 3.7 / 200
5
ranking 19
19%
4
ranking 50
50%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Blendon Moreira
editou em:
07/06/2023 18:27:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR