Dentro da floresta

Dentro da floresta David Remnick


Compartilhe


Dentro da floresta (Jornalismo Literário)


Grandes perfis traçados pelo editor da revista The New Yorker




O livro traz vinte e três dos melhores textos do jornalismo literário internacional. Perfis de personalidades como Mike Tyson, Philip Roth, Benjamin Netanyahu, Amós Oz, Vladimir Putin e outros, traçados pelo editor de uma das mais prestigiosas revistas americanas. Posfácio de João Moreira Salles.

Quando foi convidado a assumir um dos postos mais cobiçados do jornalismo mundial, o de chefe da revista The New Yorker, David Remnick tinha 39 anos e apenas uma experiência como editor: o trabalho na revista do colégio. Por mais tentadora que fosse a proposta, Remnick ficou em dúvida. Seu negócio era escrever, não editar. Pouco depois de aceitar, e tornar-se o quarto editor nos 81 anos da revista, ele decidiu que continuaria escrevendo nas horas vagas. Este livro mostra que o editor do semanário nova-iorquino acertou. Sua disciplina para a observação minuciosa e atenção constante, aliados ao talento para registrar, numa prosa deliciosamente ágil, o cotidiano e o entorno de personalidades, transformaram os 23 textos deste livro em grandes exemplos daquilo que a revista faz de melhor.

As histórias aqui reunidas tratam de cinco temas, os mesmos a que Remnick se dedica desde que estreou como repórter, em 1982: poder, literatura, Rússia, Israel e boxe. No primeiro bloco, Remnick costura divertidos perfis de políticos como Tony Blair e Al Gore com histórias sobre outros furacões, como o Katrina, que destruiu Nova Orleans, e Katherine Graham, a publisher que dirigiu o Washington Post como um tornado.

Embora também agarre pelo rabo tornados do boxe, como Mike Tyson e Larry Holmes, os perfilados de Remnick são, de modo geral, bem mais comedidos. No bloco sobre escritores, por exemplo, ele leva o leitor a passeios generosos com alguns dos autores mais reclusos dos Estados Unidos, como Philip Roth e Don DeLillo, e abre a porta da casa de Alexander Soljenitsyn, prêmio Nobel russo, então exilado numa cidadezinha americana.

O conjunto de histórias sobre a Rússia, país onde atuou como correspondente e tema de um livro anterior que lhe valeu o prêmio Pulitzer, começa com o mesmo Soljenitsyn, agora voltando para casa, e segue até uma conversa bem informal com o então todo-poderoso Vladimir Putin.

Dentro da floresta tem ainda um vigoroso conjunto de histórias sobre o Oriente Médio, onde Remnick exibe claramente sua capacidade de ver, ouvir, analisar e relatar, com informação e graça.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Dentro da floresta

Similares

(3) ver mais
Filme
O super-homem vai ao supermercado
Anatomia de um Julgamento: Ifigênia em Forest Hills

Resenhas para Dentro da floresta (1)

ver mais
Achado e aula de jornalismo
on 16/2/09


O livro é uma achado no jornalismo literário. Ótimos perfis. Feitos para uma revista que investe em grandes reportagens e perfis de (pasmem) mais de 30 páginas! Um repórter da New Yorker chega a ficar até seis meses escrevendo apenas uma matéria. David Reminick, é hoje editor chefe da New Yorker. E seus perfis falam de política, Rússia, Israel e Boxe. Vale a leitura. O único ponto negativo foi que eu agarrei no livro e fiquei três meses para terminar de ler. ... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 24
5
ranking 33
33%
4
ranking 46
46%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Felipe B. Cruz
cadastrou em:
16/02/2009 23:13:28
Alê | @alexandrejjr
editou em:
23/01/2022 01:15:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR