Melhores Poemas de Castro Alves

Melhores Poemas de Castro Alves Castro Alves


Compartilhe


Melhores Poemas de Castro Alves (Coleção Melhores Poemas)





Castro Alves pertence a uma linhagem de poetas de que é impossível, ou pelo menos inconveniente, separar vida e obra. Palavra por palavra: sadio, sem nada da morbidez de seus colegas românticos, sensual, sempre apaixonado, libertário, defensor dos direitos da mulher, um tanto demagógico. Como bom romântico, o amor ocupa o primeiro lugar em sua obra, um amor obsessivo, carnal, quase pagão, purificado pela ardente sensibilidade do poeta que, de certa forma, reivindicava direitos iguais para o corpo e o espírito. O que levou um crítico a chamá-lo de precursor do amor livre.

A outro grande vertente da obra castroalvina é a poesia social, na qual se incluem os poemas patrióticos. Sem ser o primeiro, Castro Alves foi a voz mais eloquente e forte na defesa da raça negra e de sua libertação do cativeiro. Quem nunca se emocionou com o Navio Negreiro? Mas nada disso teria importância não fosse o gênio do poeta. Falecido aos 24 anos, com apenas um livro publicado em vida (Espumas Flutuantes), Castro Alves deixou alguns dos mais belos poemas da língua, como Sub Tegmine Fagi, A Hebréia e Boa Noite, de um inconfundível sabor brasileiro, pela expressão e "a maneira de ver e de sentir o ambiente e a vida brasileira", como observou Eugênio Gomes.

Brasileira, um tanto barulhenta e retórica, como o seu temperamento, a poesia de Castro Alves tem momentos de um frescor matinal, como saída do limbo admiráveis modulações em surdina, de voz cochichada ao ouvido, e quadros soberbos da natureza tropical. Eça de Queiros ao ouvir um amigo declamar: "Às vezes, quando o sol nas matas virgens/ a fogueira das tardes acendia", exclamou, arrebatado: "Aí está, em dois versos, toda a poesia dos trópicos". A poesia de Castro Alves caiu no gosto do povo. A praça é do povo como o céu é do condor, diz o orador popular, sem saber que repete um verso do poeta baiano.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
Melhores Poemas de Castro Alves
Os Melhores Poemas de Castro Alves

Similares

(35) ver mais
Melhores Poemas de Luís de Camões
Poemas Abolicionistas
O Poeta do Exílio
Melhores Poemas de Florbela Espanca

Resenhas para Melhores Poemas de Castro Alves (1)

ver mais
O poeta dos escravos!
on 7/10/20


Um livro tranquilo e de fácil interpretação que reúne as mais diversas temáticas que Castro Alves escreveu durante seus 24 anos, com poemas românticos, abolicionistas e naturalistas. Castro Alves marcou o romantismo brasileiro e o início do naturalismo. Realmente um poeta a frente de seu tempo, que demonstrava preocupação com a sociedade e suas questões. Recomendo essa obra para aqueles que querem apreciar algo que marcou a literatura brasileira e, ao mesmo tempo, apaixonar-se por c... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.1 / 27
5
ranking 11
11%
4
ranking 26
26%
3
ranking 48
48%
2
ranking 4
4%
1
ranking 11
11%

19%

81%

Alysson
cadastrou em:
05/01/2011 17:18:59
Andre
editou em:
13/06/2022 00:01:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR