A série O Disco de Jade do escritor francês José Frèches transporta o leitor para a atmosfera mística, lírica, erótica e feroz de uma época colossal — quando a grande unificação dos sete estados rivais pela dinastia Qin (221-206 A . C .) transformou a China em uma das maiores civilizações do mundo.
Em O Peixe de Ouro, segundo volume da trilogia, o mercador de cavalos Lubuwei – personagem principal da série – consegue realizar todos os seus sonhos. Torna-se rico, poderoso, é nomeado ministro da corte do rei Anguo e a mulher que ama, a pequena dançarina Zhaoji, em breve lhe dará um filho.
Mas seu desejo de poder nem por isso se aplaca. Ele quer mais. Ambiciona aumentar sua influência na corte e, para tanto, deve enfrentar a loucura "legalista" que oprime o povo com leis abusivas. Aceita, assim, participar de uma inusitada estratégia: pôr a companheira grávida no leito de Yiren, o jovem herdeiro do rei Anguo, fazendo deste o pai oficial de seu filho, mas planejando trocá-lo secretamente, assim que nascer, por outro bebê trazido de uma região distante.