Os Senhores da Guerra

Os Senhores da Guerra José Antônio Severo


Compartilhe


Os Senhores da Guerra





Os Senhores da Guerra é um romance histórico ambientado no caldeirão político em que se transformou o Rio Grande do Sul na primeira metade de século. Sobre este livro, o escritor Tabajara Ruas escreveu:

"O cenário e a época são os últimos dias da revolução de 1923, no Rio Grande do Sul. O protagonista é o jovem advogado Júlio Rafael Bozano, possuído e atormentado pelos demônios da política. O narrador é o secretário da força comandada por Bozano. Sua voz nos leva para dentro dos acampamentos, para as rodas de fogo, para as reuniões do alto comando, para as inquietações que pontuam a véspera das batalhas e das perseguições, para o horror e para a loucura.

José Antônio Severo é um escritor dotado de sutil arte narrativa, e isso explica porque, no interior desta vertiginosa aventura de cavalaria, desenvolva uma meditação original, profunda e documentada sobre o sul do Brasil. Romance histórico no marco da rica tradição riograndense do gênero, Os senhores da guerra é um painel minuncioso e revelador de uma das tantas guerras civis desconhecidas da maioria dos brasileiros.

Acima de todas essas questões, este é um romance de finíssima textura, onde conhecemos um personagem invulgar, pleno de nuances e surpresas, um personagem sublime e trágico pela maneira descarnada e brutal com que luta pelo poder. Depois deste livro, Júlio Rafael Bozano não será mais um obscuro herói de nossas guerras civis, mas um personagem de primeira linha da ampla galeria de tipos marcantes da literatura brasileira.

Nunca se ouviu de forma tão nítida, num romance brasileiro, o som de patas de cavalos marchando na planura. Nunca sentimos, tão próximos, tão familiares, os homens que montam esses cavalos e jogam suas vidas em batalhas cruentas, ignoradas pela História. Eles são os últimos senhores da guerra, personagens da nossa fronteira meridional e do pampa, e estão recriados de forma admirável por José Antônio Severo neste monumental romance."

Edições (1)

ver mais
Os Senhores da Guerra

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Peagá
cadastrou em:
01/03/2011 03:30:12