Primeiras Estórias

Primeiras Estórias João Guimarães Rosa




Primeiras Estórias (40 Anos 40 Livros)





"Guimarães Rosa já era o consagrado autor de dois livros cruciais da literatura brasileira, 'Sagarana (1946)' e 'Grande sertão: veredas (1956)', quando publicou 'Primeiras estórias', em 1962. Ao contrário do que pode dar a entender o título, está é, portanto, uma obra da maturidade do escritor, em pleno domínio de sua arte. Tanto assim, que o leitor dificilmente sai incólume do livro. Quando chega à última página, ele está encantado, extasiado, transfigurado: é um novo leitor, um novo sujeito. São 21 narrativas curtas, povoadas por um elenco inesquecível e personagens - arredios, estranhos, enfezados, loucos, infantis ou sonhadores - protagonistas de algumas das 'estórias' mais belas da língua portuguesa, como 'A terceira margem do rio', 'Sorôco, sua mãe e sua filha' ou 'Tarantão, meu patrão'.

Os contos gravitam entre o lirismo e a tragédia, a comédia e o épico, o fantástico e a sátira, conduzidos pela linguagem extraordinária de Guimarães Rosa (1908-1967), na qual não existem fronteiras entre a fala popular e a escrita literária, o realismo e o irracional, a ficção e a filosofia. 'Primeiras estórias' é um livro sobre seres miúdos e comoventes escondidos nos cantos remotos de Minas Gerais, mas é também sobre a grandeza irredutível da vida, a misteriosa força dos homens e a magia primordial da língua e da linguagem. Raras vezes a literatura brasileira foi capaz de tanta audácia, invenção e inteligência."

(Alcino Leite Neto - Folha de São Paulo)

Literatura Brasileira / Biografia, Autobiografia, Memórias / Contos / Ficção

Edições (11)

ver mais
Primeiras estórias
Primeiras Estórias
Primeiras Estórias
Primeiras Estórias

Similares

(20) ver mais
Estas Estórias
Tutaméia
Um Retrato do Artista Quando Jovem
No Urubuquaquá, No Pinhém

Resenhas para Primeiras Estórias (31)

ver mais
on 2/1/11


Que livro bonito! Como o Rosa consegue escrever desse jeito! Será que tomava muito tempo dele? Será que ele corrigia e recorrigia? Porque ele dá a impressão de que os textos dele saem, como numa conversa. Geralmente, o simples demanda esforço. Percebi que a cada final de parágrafo ele coloca uma frase caprichada que raciocina ou resume ou explica o que foi escrito. Deve ser dificílimo essa tarefa de impor ao leitor de tempos em tempos uma frase-presente para ele carregar pela vida afor... leia mais

Vídeos Primeiras Estórias (1)

ver mais
PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de Guimarães Rosa

PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de Guimarães Rosa


Estatísticas

Desejam219
Trocam94
Avaliações 4.0 / 1.987
5
ranking 44
44%
4
ranking 30
30%
3
ranking 17
17%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

35%

65%

VINICIVS
editou em:
14/02/2016 02:33:42