Hibisco roxo

Hibisco roxo Chimamanda Ngozi Adichie


Compartilhe


Hibisco roxo





Em um romance que mistura autobiografia e ficção, Chimamanda Ngozi Adichie - uma das mais aclamadas escritoras africanas da atualidade - traça, de forma sensível e surpreendente, um panorama social, político e religioso da Nigéria atual.

Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente "branca" e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país.

Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Hibisco roxo
Hibisco roxo

Similares

(44) ver mais
Sejamos todos feministas
Meio sol amarelo
Americanah
Americanah

Resenhas para Hibisco roxo (894)

ver mais
Hibisco roxo, Chimamanda Ngozi Adichie - Nota 9,5/10

Para quem vê de fora, a família de Kambili aparenta ser perfeita (para o ponto de vista de uma família tradicional/conservadora da Nigéria). Pai bem sucedido, filhos educados e estudiosos e uma esposa que cumpre sua função de dona de casa. No entanto, o livro vai abordar justamente a realidade que se esconde dentro da rotina da casa de Kambili, uma realidade que revela as consequências catastróficas do fanatismo religioso. O pai da protagonista é um cristão fervoroso e que faz de tudo,... leia mais

Vídeos Hibisco roxo (18)

ver mais
5 motivos para ler Hibisco Roxo da Chimamanda Ngozi Adichie

5 motivos para ler Hibisco Roxo da Chimamanda

Sensibilidade e amadurecimento em HIBISCO ROXO - Resenha | Ronaldo Junior

Sensibilidade e amadurecimento em HIBISCO ROX

Hibisco Roxo (Chimamanda Ngozi Adichie) | Livramente

Hibisco Roxo (Chimamanda Ngozi Adichie) | Liv

Hibisco Roxo (Chimamanda Ngozi Adichie) + Fique comigo (Ayòbámi Adébáyò) | Isabella Candido

Hibisco Roxo (Chimamanda Ngozi Adichie) + Fiq


Estatísticas

Desejam2.751
Trocam13
Avaliações 4.5 / 8.242
5
ranking 70
70%
4
ranking 26
26%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Mag
cadastrou em:
09/05/2011 12:43:46
Jenifer
editou em:
06/04/2022 13:34:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR