Este livro trata da gestão integrada do composto de marketing (os 4Ps): produto, distribuição (praça), preço e comunicação (promoção).
O processo da Administração de Marketing abrange três etapas principais: análise do contexto de marketing, gestão estratégica de marketing e gestão do composto de marketing. O contexto de marketing envolve o ambiente externo e a empresa. A etapa estratégica cuida da segmentação de mercado, escolha de alvo, posicionamento e outras definições estratégicas. O composto de marketing, alinhado com as duas etapas precedentes, abrange as decisões sobre os 4Ps.
O composto de marketing é essencial às empresas para gerar valor percebido e satisfazer aos clientes, construir relacionamento com o mercado e alcançar desempenho superior nos negócios. Resultados que dependem da consistência entre os objetivos e ações de produto, praça, preço e promoção. Com decisões articuladas, os 4Ps se reforçam mutuamente, criando sinergia e aumentando o impacto junto ao mercado.
O texto do livro integra amplo conjunto de conceitos, princípios e métodos, ilustrados com casos e práticas da realidade empresarial no Brasil. O conteúdo está dividido em:
produtos, marcas, novos produtos e serviços;
distribuição, varejo, atacado e logística;
fundamentos, objetivos e estratégias de preço;
comunicação, propaganda, marketing direto, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas.
Administração / Didáticos / Técnico / Marketing e Publicidade