Ilíada

Ilíada Homero
Frederico Lourenço


Compartilhe


Ilíada





Primeiro livro da literatura ocidental, a Ilíada parece se tratar, pelo título, apenas de um breve incidente ocorrido no cerco dos gregos à cidade troiana de Ílion, a crônica de aproximadamente cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. No entanto, graças à maestria de seu autor, essa janela no tempo se abre para paisagens vastíssimas, repletas de personagens e eventos que ficariam marcados para sempre no imaginário ocidental. É nesse épico homérico que surgem figuras como Páris, Helena, Heitor, Ulisses, Aquiles e Agamêmnon, e em seus versos somos transportados diretamente para a intimidade dos deuses, com suas relações familiares complexas e às vezes cômicas.
Mas, acima de tudo, a Ilíada é a narrativa da tragédia de Aquiles. Irritado com Agamêmnon, líder da coalizão grega, por seus mandos na guerra, o célebre semideus se retira da batalha, e os troianos passam a impor grandes derrotas aos gregos. Inconformado com a reviravolta, seu escudeiro Pátroclo volta ao combate e acaba morto por Heitor. Cegado pelo ódio, Aquiles retorna à carga sedento por vingança, apesar de todas as previsões sinistras dos oráculos.
Esta edição em versos da Ilíada, com tradução do helenista português Frederico Lourenço, é acompanhada de textos introdutórios, uma lista das principais personagens e alianças bélicas e mapas que ajudam o leitor a compreender a complexa geografia homérica.

Aventura / Drama / Ficção / História / Literatura Estrangeira / Cinema / Comunicação / Crônicas / Entretenimento / Fantasia / Suspense e Mistério

Edições (58)

ver mais
Ilíada
Ilíada
Ilíada
Ilíada

Similares

(87) ver mais
Sonho de Uma Noite de Verão
Odisséia
Eneida
HELENA DE TRÓIA: Deusa, Princesa e Prostituta

Resenhas para Ilíada (133)

ver mais
Homero sempre necessário.
on 23/9/20


O que dizer da Ilíada? Palavras não servem para descrever, ou não caberiam nesse modesto resumo. Em prosa ou verso a obra de Homero é perfeita, claro que devemos salientar o machismo, o patriarcalismo, o tratamento indigno dado às mulheres. Sim, nesses tempos que vivemos é fundamental colocar isso em pauta. Escute a música "Mulheres de Atenas" do Chico Buarque para você ter uma ideia. Penso que o título poderia ser "Mulheres de Atenas e Troia". Mas voltando a Homero, tirante o l... leia mais

Vídeos Ilíada (1)

ver mais
Ili?ada (Homero) | Tatiana Feltrin

Ili?ada (Homero) | Tatiana Feltrin


Estatísticas

Desejam1.246
Trocam90
Avaliações 4.1 / 4.676
5
ranking 44
44%
4
ranking 32
32%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Pedro
cadastrou em:
08/02/2013 23:08:40
Salomão N.
editou em:
08/02/2019 10:41:18