Ilíada

Ilíada Homero
Frederico Lourenço


Compartilhe


Ilíada





Primeiro livro da literatura ocidental, a Ilíada parece se tratar, pelo título, apenas de um breve incidente ocorrido no cerco dos gregos à cidade troiana de Ílion, a crônica de aproximadamente cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. No entanto, graças à maestria de seu autor, essa janela no tempo se abre para paisagens vastíssimas, repletas de personagens e eventos que ficariam marcados para sempre no imaginário ocidental. É nesse épico homérico que surgem figuras como Páris, Helena, Heitor, Ulisses, Aquiles e Agamêmnon, e em seus versos somos transportados diretamente para a intimidade dos deuses, com suas relações familiares complexas e às vezes cômicas.
Mas, acima de tudo, a Ilíada é a narrativa da tragédia de Aquiles. Irritado com Agamêmnon, líder da coalizão grega, por seus mandos na guerra, o célebre semideus se retira da batalha, e os troianos passam a impor grandes derrotas aos gregos. Inconformado com a reviravolta, seu escudeiro Pátroclo volta ao combate e acaba morto por Heitor. Cegado pelo ódio, Aquiles retorna à carga sedento por vingança, apesar de todas as previsões sinistras dos oráculos.
Esta edição em versos da Ilíada, com tradução do helenista português Frederico Lourenço, é acompanhada de textos introdutórios, uma lista das principais personagens e alianças bélicas e mapas que ajudam o leitor a compreender a complexa geografia homérica.

Aventura / Drama / Ficção / História / Literatura Estrangeira / Fantasia / Poemas, poesias / Filosofia

Edições (59)

ver mais
Ilíada
Box Homero - Ilíada + Odisseia
Ilíada
Ilíada

Similares

(94) ver mais
Odisséia
Sonho de uma noite de verão
Eneida
HELENA DE TRÓIA: Deusa, Princesa e Prostituta

Resenhas para Ilíada (252)

ver mais
on 5/10/21


Um dos primeiros textos escritos na humanidade, A Ilíada narra alguns acontecimentos da parte final da guerra de Tróia. Essa guerra teve início após Páris, príncipe de Tróia, sequestrar Helena, a mulher de seu seu albergueiro. ⁣ ⁣ Apesar de a guerra ser o pano de fundo do texto, Homero escolhe um acontecimento específico do conflito para desenvolver na narrativa, A CÓLERA DE AQUILES. Em determinado momento da guerra, Aquiles, O melhor guerreiro dos Aqueus, discute com Aga... leia mais

Vídeos Ilíada (4)

ver mais
#17 - Ilíada e a busca pela Glória

#17 - Ilíada e a busca pela Glória

METAS LITERÁRIAS PARA 2022 | Ana Carolina Wagner

METAS LITERÁRIAS PARA 2022 | Ana Carolina Wag

Resenha de ILÍADA, de Homero

Resenha de ILÍADA, de Homero

Ili?ada (Homero) | Tatiana Feltrin

Ili?ada (Homero) | Tatiana Feltrin


Estatísticas

Desejam1.360
Trocam86
Avaliações 4.1 / 5.518
5
ranking 45
45%
4
ranking 31
31%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Pedro
cadastrou em:
08/02/2013 23:08:40
Áquila
editou em:
10/03/2022 02:42:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR