Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói




Anna Kariênina





Liev Tolstói escreveu Anna Kariênina entre 1873 e 1877, prestes a completar 45 anos. Depois de escrever o romance Guerra e paz , entre 1863 e 1869, dedicara-se aos afazeres agrícolas, além de fundar escolas, elaborar e difundir teorias e técnicas pedagógicas polêmicas e estudar o grego com afinco. Ao mesmo tempo, foi acumulando uma impressionante quantidade de informações sobre o tsar Pedro, o Grande. Seu intuito era escrever um romance sobre a época em que Pedro I foi o imperador da Rússia.

Após tentativas obstinadas, Tolstói desistiu do projeto. Por outro lado, nutria a ideia de fazer um relato sobre uma mulher adúltera, da alta sociedade. Durante um tempo, estes dois temas levaram vidas independentes em seu pensamento. Quando a imaginação os uniu, Anna Kariênina começou a nascer. Em janeiro de 1875, a revista Mensageiro russo publicou os primeiros catorze capítulos de Anna Kariênina.

Tolstói distribuiu ao longo do livro os temas que o inquietavam, discutidos pelos personagens - a guerra da Sérvia, a administração agrícola, o regime da propriedade da terra, a relação com os trabalhadores, a decadência da nobreza, a educação das crianças, o casamento, a religião, o serviço militar compulsório, as teorias de Spencer, Lasalle, Darwin e Schopenhauer. Estruturado em paralelismos, o livro se articula por meio de contrates - a cidade e o campo; as duas capitais da Rússia (Moscou e São Petersburgo); a alta sociedade e a vida dos mujiques; o intelectual e o homem prático, etc.

O tema é descentralizado a cada novo episódio. Os dois principais personagens, Liévin e Anna, só se encontram uma vez, em toda a longa narrativa. Mas nem por isso estão menos ligados, pois a situação de um permanece constantemente referida à situação do outro. Anna viaja a Moscou para tentar salvar o casamento em crise de seu irmão. Consegue ajudá-lo, mas acaba pondo a perder o seu próprio, apaixonando-se por um aristocrático militar por quem larga o marido e o filho pequeno. Liévin, um rico e jovem proprietário de terras rurais, vive às voltas com problemas de conflitos de classe de seus lavradores e questionamentos existenciais profundos.

Nesta tradução, Rubens Figueiredo busca preservar ao máximo os traços do original russo. Frases longas foram mantidas em sua integridade, assim como a frequente repetição das palavras. Além das notas de rodapé, elaboradas pelo tradutor, este volume conta com uma árvore genealógica dos principais núcleos familiares e uma lista completa de personagens, que facilitarão muito a leitura deste grande clássico.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (17)

ver mais
Anna Kariênina
Ana Karenina
Anna Kariênina
Anna Kariênina

Similares

(27) ver mais
Padre Sérgio
Os Miseráveis - Volume I
Moby Dick
Ressurreição

Resenhas para Anna Kariênina (52)

ver mais
on 1/5/09


http://cristinalasaitis.wordpress.com/2009/04/29/leituras-abril2009/ Conhece a biografia do Tolstói? Não? Eu tenho a impressão que depois de passar uns minutinhos consultando a wikipedia você vai sentir um influxo de respeito cada vez que se deparar com a música deste nome: Tols..tói. Deixando de lado as ideias revolucionárias, as atitudes inusitadas e o romantismo quixotesco que cerca a sua morte quase heróica, para entender por que Tolstói é considerado um dos grandes escritores da... leia mais

Vídeos Anna Kariênina (9)

ver mais
Resultado da #MLI | VEDA #5 | Pilha de Leitura

Resultado da #MLI | VEDA #5 | Pilha de Leitur

Pra ler no inverno | Winter Is Coming | Pilha de Leitura

Pra ler no inverno | Winter Is Coming | Pilha

Anna Kariênina // Resenha

Anna Kariênina // Resenha

Anna Kariênina - Liev Tolstói

Anna Kariênina - Liev Tolstói


Estatísticas

Desejam1.220
Trocam4
Avaliações 4.5 / 1.332
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

28%

72%

VINICIVS
editou em:
04/05/2017 23:52:41