Primeiro volume da série “As Viagens da Peregrina do Tempo e da Terra”, o livro conta a história de Larval, um coletor de almas que precisa alimentar Yggdrasil, a árvore-mãe, com energia espectral, porque é ela que fornece o sustento do mundo.
Com personagens inspirados nas mitologias nórdica e etrusca, Douglas MCT narra a história de três protagonistas: a menina Lisa, papel-chave na trama, que após presenciar algo que não devia, começa a ser caçada e sai em uma jornada de fuga e descoberta, que pode mudar os rumos do mundo; Larval, o Coletor de Almas, que é imortal e tem sua alma presa no núcleo central de Yggdrasil; e o Ceifador, um assassino, uma figura triste e atormentada, de propósitos estranhos.
O Coletor de Almas conta paralelamente a história de três personagens – Larval, o Coletor de Almas, que precisa alimentar Yggdrasil, a árvore-mãe, com energia espectral, pois ela é o sustento do mundo de Terra Oca; a menina Lisa, libertada após anos de confinamento, que carrega consigo quatro presentes mágicos, entre eles a Estrela das Bruxas; e uma entidade conhecida como Ceifador, que decapita reis e regentes com um propósito egoísta e perturbador. Poderá a história desses três personagens se cruzar? Serão eles capazes de impedir o fim do mundo?