A Suavidade do Vento

A Suavidade do Vento Cristovão Tezza


Compartilhe


A Suavidade do Vento





J. Matozo é um misterioso professor de português em uma pequena cidade paranaense. Na solidão de seu pequeno quarto no segundo andar de um sobrado, ele gasta suas horas livres naquilo que pode tirá-lo – ou ao menos destacá-lo – da mediocridade circundante: Matozo escreve um livro. A aspiração de Matozo vai levá-lo a enfrentar a difícil escolha entre alimentar o sonho de se tornar um escritor reconhecido e manter sua posição confortável na sociedade local.

Publicado em 1991, A suavidade do vento é uma arguta recriação literária de uma sociedade de regras e pequenas pretensões, que equilibra a tradição realista de uma vertente da literatura brasileira com elementos de fantasia de uma fábula moral.

Escrito com a segurança narrativa característica da prosa de Cristovão Tezza, este romance compõe um importante momento na construção de uma das obras mais consistentes da literatura brasileira contemporânea.

Edições (4)

ver mais
A Suavidade do Vento
A Suavidade do Vento
A Suavidade do Vento
A Suavidade do Vento

Similares


Resenhas para A Suavidade do Vento (4)

ver mais
Um Paspalho que eu adoraria encontrar
1 week ago


Josilei Maria Matôzo, ou Jordan Mattoso, busca no I-Ching o empurrão para o caminho já está determinado a tomar. Falta-lhe força, determinação, ousadia, falta-lhe coragem. No apartamento pequeno, desconfortável, ao som de Pink Floyd, encorajado pelo whisky do Paraguai, Matôzo se transforma Mattoso. Não um super herói, mas um retrato de tanta gente. De respostas caladas, de tapas na cara da vida sofrida, do sofrimento, da vida atormentada. Matôzo, que alimenta os monstros, pod... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 3.7 / 66
5
ranking 26
26%
4
ranking 38
38%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 5
5%

44%

56%

Marcos
cadastrou em:
28/04/2015 18:59:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR