A Suavidade do Vento

A Suavidade do Vento Cristovão Tezza




A Suavidade do Vento





J. Matozo é um misterioso professor de português em uma pequena cidade paranaense. Na solidão de seu pequeno quarto no segundo andar de um sobrado, ele gasta suas horas livres naquilo que pode tirá-lo – ou ao menos destacá-lo – da mediocridade circundante: Matozo escreve um livro. A aspiração de Matozo vai levá-lo a enfrentar a difícil escolha entre alimentar o sonho de se tornar um escritor reconhecido e manter sua posição confortável na sociedade local.

Publicado em 1991, A suavidade do vento é uma arguta recriação literária de uma sociedade de regras e pequenas pretensões, que equilibra a tradição realista de uma vertente da literatura brasileira com elementos de fantasia de uma fábula moral.

Escrito com a segurança narrativa característica da prosa de Cristovão Tezza, este romance compõe um importante momento na construção de uma das obras mais consistentes da literatura brasileira contemporânea.

Edições (4)

ver mais
A Suavidade do Vento
A Suavidade do Vento
A Suavidade do Vento
A Suavidade do Vento

Similares


Resenhas para A Suavidade do Vento (2)

ver mais
IMPRESSÕES DE UM LEITOR COMUM...
on 11/5/12


Um livro que comecei sem grandes expectativas. Encontrei-o por acaso na biblioteca de minha escola e, como adoro explorar autores que desconheço, peguei-o. Em "A Suavidade do Vento" é contada a história de Matôzo, um simples professor de português duma pequena cidade do interior paranaense. Homem solitário, amante de jogos e bebidas, que encontra na escrita um lindo refúgio. Com uma narrativa deliciosa, o autor nos faz mergulhar na mente do protagonista. E quando digo mergulhar, esto... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 3.6 / 46
5
ranking 20
20%
4
ranking 39
39%
3
ranking 30
30%
2
ranking 7
7%
1
ranking 4
4%

42%

58%

Marcos
cadastrou em:
28/04/2015 18:59:59