Caetés e S. Bernardo

Caetés e S. Bernardo Graciliano Ramos


Compartilhe


Caetés e S. Bernardo





Dois livros em um: Caetés e S. Bernardo,de um lado um, do outro lado outro.

Caetés:Caetés é o primeiro romance de Graciliano Ramos. Foi publicado em 1933 - Romance em primeira pessoa. João Valério narra como vai sendo seduzido pelos ambientes aburguesados da cidade, como se envolve num caso de adultério com Maria Luisa, mulher de seu amigo e protetor, Adrião, e como se apodera, antropofagicamente, do cargo de Adrião após seu suicídio. João Valério fica fascinado pelo poder e não sabe o risco que corre diante de Maria, uma mulher possessiva, capaz de todas as coisas para conseguir o que quer. Ele acha que ela o ama, mas no fundo ela só quer tomar conta de tudo o que o marido Adrião deixou. Ela sente muita raiva de João, porque se não fosse ele, ela já teria conseguido. Entretanto, ela julga que ele é apenas mais uma pedra em seu caminho, que não irá trazer muitos problemas. "Isso é o que ela acha", pois João, embora venha de origem humilde, conhece muito bem a vida e as voltas que ela dá, por isso está sempre atento a tudo e a todos.

|||||||||| S. Bernardo:S. Bernardo é um romance escrito por Graciliano Ramos publicado em 1934 e situado na segunda etapa do modernismo brasileiro - O livro conta a ascensão e a decadência de Paulo Honório, narrador da história, fazendeiro que conquista a propriedade que leva o nome do livro, uma fazenda em Viçosa.
Com uma linguagem renascentista, conta a angústia do personagem central, que a todo momento luta para escondê-la. No processo de enriquecer, Paulo Honório acaba se desumanizando,e essa personalidade rude de Paulo Honório se arraiga a ele e se torna uma característica deste. Isso pode ser notado quando se diz que se arrepende das coisas que tinha feito, porém ele faria tudo de novo.
A família de Honório se separa, pressionada pelo assassinato de Mendonça. Madalena, se vê sem saída e acaba morrendo (tudo leva a crer que ela se suicidou). O nome de seu filho é Enzo.


Edições (1)

ver mais
Caetés e S. Bernardo

Similares

(1) ver mais
Vidas secas

Resenhas para Caetés e S. Bernardo (6)

ver mais
São Bernardo
on 26/10/14


"Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste." Com essa passagem já podemos perceber o conflito entre Madalena e Paulo Honório, este decide narrar sua trajetória, a exemplo de Bento Santiago de Dom Casmurro, tentando entender o que se passou em sua vida. Paulo Honório casa-se com Madalena, que foi educada n... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam46
Avaliações 3.5 / 112
5
ranking 25
25%
4
ranking 27
27%
3
ranking 31
31%
2
ranking 14
14%
1
ranking 3
3%

27%

73%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR