Uma Breve História do Futuro

Uma Breve História do Futuro Jacques Attali


Compartilhe


Uma Breve História do Futuro





Aproximadamente em 2060, ou mais cedo - a menos que a humanidade desapareça sob um dilúvio de bombas -, nem o Império Norte-Americano, nem o hiperconflito serão tolerá-veis. Novas forças, altruístas e universalistas, já atuantes hoje, tomarão o poder mundial-mente, devido a uma premência ecológica, ética, econômica, cultural e política.

Elas se rebelarão contra as exigências da vigi-lância, do narcisismo e das normas. Conduzi-rão, progressivamente, a um novo equilíbrio, dessa vez planetário, entre o mercado e a democracia: a hiperdemocracia. Instituições mundiais e continentais organizarão a vida coletiva, graças a novas tecnologias. Fixarão limites ao artefato comercial, à modificação da vida e à valorização da natureza. Favore-cerão a gratuidade, a responsabilidade, o acesso ao poder. Tornarão possível o nasci-mento de uma inteligência universal, unifi-cando as capacidades criadoras de todos os seres humanos, para ultrapassá-las.

Nesses tempos vindouros, menos longínquos do que se crê, o mercado e a democracia, no sentido em que nós os entendemos hoje, se tornarão conceitos ultrapassados, lembranças vagas, tão difíceis de compreender como o são hoje o canibalismo ou os sacrifícios hu-manos. Como todo resumo, o que procede poderia parecer evidentemente caricatural, peremptório e arbitrário. O objetivo deste livro é mostrar que essa é, no entanto, a cara mais verossímil do futuro.

Edições (1)

ver mais
Uma Breve História do Futuro

Similares


Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 14
5
ranking 29
29%
4
ranking 50
50%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Marcelo #47
cadastrou em:
08/05/2009 23:23:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR