Varennes: A Morte da Realeza

Varennes: A Morte da Realeza Mona Ozouf


Compartilhe


Varennes: A Morte da Realeza





A fuga do rei Luís XVI a Varennes é o ponto de partida deste estudo primoroso e seminal sobre a Revolução Francesa, um dos episódios mais importantes da história da humanidade



Em meio aos episódios tumultuosos e sangrentos que compõem a saga da Revolução Francesa, um deles se destaca pela ausência quase total de violência e aparente inocuidade: a fuga do rei Luís xvi, na noite de 20 de junho de 1791, abortada 36 horas depois no vilarejo de Varennes.

Com a pressão popular de 1789, o monarca fora obrigado a deixar a distante Versalhes e instalar-se no palácio das Tulherias, no centro de Paris, bem como tivera de engolir artigos da nova Constituição que limitavam muito seus poderes. Insatisfeito e considerando-se prisioneiro num palácio úmido e frio, ele se passa ridiculamente por burguês e, acompanhado de toda a família, tenta escapar para Montmédy,na fronteira leste do país,onde estão forças monarquistas leais. Acontece que no meio do caminho ele é reconhecido e mandado de volta para a capital.

A própria Assembleia tenta abafar o alcance do evento, fingindo acreditar num "rapto"do rei, preocupada que está em institucionalizar a Revolução e retomar a vida "normal" do país. Mas a verdade é que essa "viagem" representa uma fratura na história francesa e terá consequências indeléveis: ela destrói a imagem de um Luís xvi paternal, provoca o divórcio entre o rei e a nação, lança sobre o monarca a suspeita de traição ao povo, abre espaço para a ideia republicana até então pouco divulgada e renova a turbulência revolucionária que desembocará no Terror, do qual Luís xvi será uma das primeiras vítimas.

Em Varennes: A Morte da Realeza, a eminente historiadora Mona Ozouf reconstitui essa história que deu origem a muitas obras de ficção e ao extraordinário filme de Ettore Scola, Casanova e a Revolução, com o estilo saboroso de uma contadora de histórias e a argúcia de uma pesquisadora que evita as simplificações e sai em busca dos detalhes significativos que compõem um quadro complexo de um momento decisivo da Revolução Francesa e, por conseguinte, da história da humanidade.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Varennes: A Morte da Realeza

Similares

(29) ver mais
O Iluminismo como negócio
Os Ossos de Descartes
Impérios Antigos
1940: Do Abismo à Esperança

Estatísticas

Desejam9
Trocam2
Avaliações 3.4 / 9
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 44
44%
2
ranking 22
22%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Vivi
cadastrou em:
21/05/2009 17:26:55
Jim
editou em:
21/06/2020 20:51:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR