As Origens de Drácula

As Origens de Drácula Arturo Branco


Compartilhe


As Origens de Drácula


O homem, o vampiro, o mito




Descrição: Atualmente, Drácula é conhecido por todo o mundo como um vampiro originário da misteriosa região da Transilvânia. Quando seu nome é citado, tanto no Oriente quanto no Ocidente, remete­mos à imagem de um homem pálido, com caninos grandes e capa preta; um vampiro sedutor, cruel e vingativo, capaz de espalhar a destruição e a morte por onde passa.
Essa imagem se deve, em grande parte, à consagrada obra Drá­cula, de Bram Stoker, editada originalmente em 1901 (publicada no Brasil pela Madras Editora). Esse livro famoso mundialmente levou a todos o nome e a imagem de Drácula, que se tornou co­nhecido como o terrível vampiro da Transilvânia. Inicialmente, Stoker se apoiou em um ser real para criar seu personagem fic­tício. O Drácula de Stoker foi baseado em um cruel personagem da história do Leste Europeu, o rei Vlad Dracula “Tepes”, e, ini­cialmente, o autor sequer tencionava utilizar esse nome para o monstro de seu romance.
As Origens de Drácula procura desvendar como se deu essa transição entre a figura de um regente medieval e a de um vampiro literário, explorando as origens do mito do vampiro, dos mortos-vivos e a história do Drácula original, Vlad Dracula.

Edições (1)

ver mais
As Origens de Drácula

Similares

(11) ver mais
Draculea
Drácula
Legião de Vampiros
Lendas de Sangue

Resenhas para As Origens de Drácula (1)

ver mais
on 10/5/13


" O Conde Drácula, de Stoker, também se devotou a buscar o poder, tanto o poder mundano, conseguido pela manipulação que exercia sobre os humanos, quanto o poder sobrenatural, manifesto em sua habilidade de evitar e enganar a morte. O Drácula da mídia, tão diverso, é talvez o mais egoísta de todos, pois não deseja compartilhar sequer a narrativa dos outros Dráculas, criando para si mesmo uma narrativa particular, única e diversa." Página 12 Logo no início da obra somos apresentado... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam1
Avaliações 3.9 / 18
5
ranking 50
50%
4
ranking 11
11%
3
ranking 22
22%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Rodrigo D'Urso
cadastrou em:
18/02/2013 13:13:47