A maçã envenenada

A maçã envenenada Michel Laub


Compartilhe


A maçã envenenada





Em 1993, o grupo norte-americano Nirvana fez uma única e célebre apresentação no estádio do Morumbi, em São Paulo. Um estudante de dezoito anos, guitarrista de uma banda de rock e cumprindo o serviço militar em Porto Alegre, precisa decidir se foge do quartel - o que o levaria à prisão - para assistir ao show ao lado da primeira namorada.

A escolha ganha ressonâncias inesperadas à luz de fatos das décadas seguintes. Um deles é o suicídio de Kurt Cobain, líder do Nirvana, que chocou o mundo em 1994. Outro é o genocídio de Ruanda, iniciado quase ao mesmo tempo e aqui visto sob o ponto de vista de uma garota, Immaculée Ilibagiza, que escapou da morte ao passar 90 dias escondida num banheiro com outras sete mulheres.

Focado nos anos 1990, A maçã envenenada é o segundo volume da trilogia sobre os efeitos individuais de catástrofes históricas iniciada com Diário da queda, cuja ação central se dá nos anos 1980. Como no volume anterior, Michel Laub aborda o tema da sobrevivência usando os recursos da ficção, do ensaio e da narrativa memorialística, numa linguagem que alterna secura e lirismo, ironia e emoção no limite do confessional.

No sutil entrelaçamento de seus temas, que evocam as particularidades de universos tão opostos quanto o mundo da música e um quartel, este é um livro sobre paixão: por uma pessoa, por um ídolo, por uma ideia, por uma época. E também pela vida, embora esta sempre cobre um preço de quem escolhe - quando se trata de uma escolha - experimentá-la com intensidade.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
A maçã envenenada

Similares

(16) ver mais
Barba Ensopada de Sangue
Granta em português #09
Longe da água
O sol se põe em São Paulo

Resenhas para A maçã envenenada (14)

ver mais
on 1/6/20


Há escritores que surpreendem com a justaposição de eventos que escolhem para nos revelar a trama de um romance. Com isso mostram sua maneira de pensar, como retêm o que veem, a essência do que os preocupa. Formam uma colcha de retalhos que os leva  à sabedoria, à lição do que observaram.  Fora do Brasil, Julian Barnes é um escritor que seduz com similaridades que descobre em coisas aparentemente assimétricas. Este tipo de narrativa faz parte do charme da prata da casa, o escritor bras... leia mais

Vídeos A maçã envenenada (1)

ver mais
Literatorios #047 - A Maçã Envenenada

Literatorios #047 - A Maçã Envenenada


Estatísticas

Desejam92
Trocam3
Avaliações 3.8 / 274
5
ranking 24
24%
4
ranking 41
41%
3
ranking 32
32%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

45%

55%

Marcos
cadastrou em:
02/08/2013 14:47:53
Jenifer
editou em:
23/11/2019 17:12:26