A Sétima Porta

A Sétima Porta Richard Zimler


Compartilhe


A Sétima Porta





No início de sua jornada heroica, Sophie é apenas mais uma adolescente que está perdida de amor por um rapaz e mora em Berlim com a sua zelosa mãe, seu pai com tendências comunistas e seu calado irmão mais novo. No entanto, conforme cresce o poder de Herr Hitler tudo ao seu redor começa a se transformar numa realidade bem atípica, repleta de enigmas e, claro, perigos.

Sonhadora e curiosa, não é de se espantar que Sophie se encante tanto ao conhecer um grupo de pessoas tão excêntricas como um senhor judeu estudioso da cabala, um casal de anões, uma trupe circense e outras personagens implacavelmente perseguidas pelo fato de não se encaixarem no ideal da raça pura almejado pelos nazistas. É um choque para Sophie se dar conta de que há uma esquizofrenia coletiva que assola todo o povo alemão, inclusive seus entes mais próximos: seu amado está cada dia mais encantado com as palavras do Führer, seu pai de repente decide mudar de lado e se filiar ao partido de Hitler e seu quieto irmão, que nunca fez mal a ninguém, corre grande risco simplesmente por ser autista em pleno regime nazista.

Com tudo tão fora do eixo, Sophie se agarra à estimulante ideia de decifrar os segredos da cabala ao lado de seu sábio amigo judeu, Isaac Zarco, na esperança de encontrar alguma saída para tanto sofrimento. O Sr. Zarco é descendente de Berequias Zarco, o narrador do Best seller O Último Cabalista de Lisboa, e Isaac está em busca dos manuscritos que herdou de Berequias por acreditar que há neles uma chave possível de ajudar na luta contra Hitler. E quando Sophie se depara com esses tais manuscritos do século XVI parece que portas de luz se abrem em meio ao caos...

Embora as dores causadas pelo nazismo seja recorrentemente abordada em obras literárias em todo o mundo, este romance se destaca ao não focar somente a perseguição aos judeus, como também acompanhar as questões enfrentadas por minorias bem menos retratadas apesar de terem sido igualmente alvo de dura perseguição.

Edições (1)

ver mais
A Sétima Porta

Similares


Resenhas para A Sétima Porta (1)

ver mais
"Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dize
on 16/8/20


Quando se ouve falar de mais um livro sobre a época do nazismo normalmente pensamos em campos de concentração, fuzilamentos, câmaras de gás. Mas não é o caso. É a descrição do cerceamento da liberdade individual, da perseguição às minorias, da propaganda política , da censura à imprensa (ou melhor, da imprensa sendo utilizada como propaganda política ), da educação corrompendo o pensamento dos jovens... tudo pouco a pouco, até culminar no absurdo da esterilização compulsória imposta ... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.2 / 27
5
ranking 37
37%
4
ranking 52
52%
3
ranking 7
7%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Marcos
cadastrou em:
08/10/2013 17:54:40