Amor e memória

Amor e memória Ayelet Waldman


Compartilhe


Amor e memória





Um deslumbrante medalhão e três homens: um capitão de infantaria americano, um israelense negociador de obras de arte roubadas pelos nazistas; um psiquiatra pioneiro de Budapeste do fim do século XIX. Suas vidas pacatas são viradas de cabeça para baixo por três mulheres fortes e independentes.

Em 1945, na Áustria, os vitoriosos soldados americanos capturam um trem repleto de riquezas indescritíveis – objetos que haviam sido confiscados dos judeus pelos nazistas. Entre os tesouros estão pilhas de relógios de ouro; montanhas de casacos de pele; caixas cheias de alianças de casamento; porta-retratos de prata; castiçais de Shabat e heranças de família repassadas por gerações.

Jack, um inteligente nova-iorquino judeu, é o oficial encarregado de guardar o trem, uma responsabilidade que fica ainda mais complicada quando conhece Ilona, uma bela húngara que perdeu tudo em meio às devastações do Holocausto. Setenta anos depois, Natalie recebe de Jack, seu avô, um lindo colar com o desenho de um pavão com penas de pedras preciosas, que fora achado no trem. Dentro do medalhão, está a fotografia de uma mulher desconhecida. Encarregada de devolver a joia à mulher da foto, Natalie deve mergulhar num submundo sombrio de negociantes de arte para descobrir a história por trás do medalhão. Mas se surpreende ao aprender sobre a vida fascinante de uma mulher feminista que lutou pelo direito de voto no final do século XIX em Budapeste.

Uma história de personagens brilhantes, Amor e memória é o melhor romance de Ayelet Waldman: uma obra ricamente detalhada que levanta questões difíceis sobre o valor das coisas preciosas em um momento em que a própria vida parece sem valor, e sobre as correntes invisíveis que nos prendem aos sofrimentos e às paixões do passado.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Amor e memória

Similares

(2) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Shakespeare and Company

Resenhas para Amor e memória (14)

ver mais
Me trouxe muito aprendizado e reflexão
on 31/1/20


A primeira parte conta a história de Jack enquanto capitão da infantaria americana, em 1945, na Áustria. Ele se torna encarregado de guardar o trem cheio de objetos de judeus confiscados pelos nazistas que mais tarde seria conhecido como Trem de Ouro (o mais irônico é que preciosidades é o que menos havia nele). Enquanto cumpre seu ofício ele conhece Illona, uma judia que perdeu tudo. Na busca por reencontrar sua irmã, a única que teria sobrevivido aos campos de concentração, vê em Ja... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam9
Avaliações 3.7 / 99
5
ranking 26
26%
4
ranking 36
36%
3
ranking 31
31%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

8%

92%

Camille
cadastrou em:
04/09/2014 17:36:38
Jenifer
editou em:
28/12/2019 22:52:21