Ísis Americana

Ísis Americana Carl Rollyson


Compartilhe


Ísis Americana


A Vida e a Arte de Sylvia Plath




A vida e a obra de Sylvia Plath assumiram proporções lendárias. Educada na Smith College, uma faculdade particular de artes para mulheres, a escritora norte-americana manteve um relacionamento conflituoso com a mãe, Aurelia, e, após o casamento com o poeta Ted Hughes, foi absorvida pelo redemoinho da consagração literária. Seus poemas foram disputados, rejeitados, aceitos e, por fim, aclamados por leitores de todo o mundo.

Aos 30 anos, Sylvia cometeu suicídio enfiando a cabeça num forno enquanto os filhos dormiam no andar de cima, em quartos que ela vedara contra o gás venenoso. Ariel, uma coletânea de poemas escritos numa velocidade avassaladora durante seus derradeiros meses de vida, tornou-se um clássico moderno. Seu único romance, A redoma de vidro, passou a fazer parte do cânone literário, constando em listas de leituras para estudantes de vários países.

Nesta biografia a primeira a utilizar materiais recém-integrados aos arquivos de Ted Hughes na Biblioteca Britânica , Carl Rollyson nos apresenta uma Sylvia Plath poderosa, que abraçou tanto a baixa quanto a alta cultura para se transformar na Marilyn Monroe da literatura contemporânea.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Ísis Americana

Similares

(6) ver mais
Os Diários de Sylvia Plath
A Redoma de Vidro
Ariel
Mulheres que não sabem chorar

Resenhas para Ísis Americana (7)

ver mais
on 20/9/20


" Como tantos artistas criativos, a poeta absorvia a arte pela corrente sanguínea e lhe custava um esforço razoável funcionar fora dessa sensibilidade assimilada e escrever conforme um crítico literário." Essa é a segunda biografia que eu tenho da Sylvia Plath (a outra se chama a Mulher Calada), mas essa é a primeira que eu leio. Carl Rollyson, faz um retrato muito real da poetisa, com suas qualidades, defeitos e contradições. Isso a torna muito mais apaixonante!!! ... leia mais

Estatísticas

Desejam113
Trocam1
Avaliações 4.1 / 65
5
ranking 32
32%
4
ranking 51
51%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

13%

87%

Juliana Piovani
cadastrou em:
27/10/2014 11:26:21
Ramon
editou em:
21/04/2017 17:33:46