Boa companhia

Boa companhia Humberto Werneck


Compartilhe


Boa companhia


Crônicas




Nascida e criada em revistas e jornais, ao longo do século XX a crônica se firmou como uma expressão muito particular na literatura nacional - um gênero tipicamente brasileiro, como lembra o jornalista Humberto Werneck.

Com espaço limitado e sem vocação para durar, a crônica se mostrou capaz de fixar de modo único cenas e situações cotidianas da vida brasileira, chegando ao século XXI como um dos gêneros literários mais lidos no país. Algumas foram publicadas em livro e constituíram a principal matéria-prima de obras sólidas, como a de Rubem Braga ou a de Luis Fernando Verissimo, entre outros.

No terceiro lançamento da série Boa companhia, 42 cronistas formam um painel da crônica no Brasil, falando de futebol, de um bicho de estimação ou de uma cena de infância, de palavras e gestos, de política, de uma conversa de bar, de amor, da paisagem na janela ou até mesmo de uma canja de galinha tomada num hospital.

Escritores presentes na antologia:

Aníbal Machado - Antônio Maria - Antonio Prata - Apicius - Arnaldo Jabor - Caio Fernando Abreu - Carlos Drummond de Andrade - Cecília Meireles - Clarice Lispector - Danuza Leão - Elsie Lessa - Fernando Gabeira - Fernando Sabino - Geraldo Mayrink - Guilherme Cunha Pinto - Humberto de Campos - Ivan Angelo - Ivan Lessa - João Antônio - João do Rio - Joaquim Ferreira dos Santos - José Carlos Oliveira - José de Alencar - Lima Barreto - Luis Fernando Verissimo - Luís Martins - Machado de Assis - Manuel Bandeira - Marcos Rey - Mário de Andrade - Mario Filho - Mario Prata - Moacyr Scliar - Olavo Bilac - Oswald de Andrade - Otto Lara Resende - Paulo Mendes Campos - Rachel de Queiroz - Rodrigo Naves - Rubem Braga - Vinicius de Moraes - Xico Sá

Crônicas / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Boa companhia

Similares

(9) ver mais
Ana Terra
O Clube do Filme
Viagem ao Centro da Terra
Frankenstein

Resenhas para Boa companhia (4)

ver mais
Boa companhia para uma tarde
on 7/9/20


Este livro me apresentou muitos autores que sempre ouvi falar sobre, mas nunca fui atrás de suas obras. Encontrei histórias divertidíssimas, algumas tocantes, outras medianas... É difícil dar nota para coletâneas, pois uma história que não agrada afeta a visão geral que temos do livro. Mas essa é, com certeza, um boa companhia.... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam3
Avaliações 3.8 / 156
5
ranking 27
27%
4
ranking 37
37%
3
ranking 27
27%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

31%

69%

zombieblanc
cadastrou em:
09/01/2009 20:51:35
Jenifer
editou em:
16/08/2019 23:02:24