Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas38
    • Leitores879
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Assombrações do Recife Velho -

    Gilberto Freyre

    Global
    2008
    232 páginas
    7h 44m
    ISBN-13: 9788526013100
    Português Brasileiro
    4
    270 avaliações
    Leram410Lendo47Querem414Relendo1Abandonos7Resenhas38
    Favoritos22Desejados414Avaliaram270

    Publicada pela primeira vez em 1955, Assombrações do Recife Velho é uma obra literária dedicada inteiramente ao tema do sobrenatural no passado da cidade. Trata-se de um livro no qual Gilberto Freyre reúne histórias de assombração, resultado de 20 anos de seu interesse pelos fantasmas que assombram a capital pernambucana.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (38)Ver mais
    Joao Antonio picture
    Joao Antonio22/05/2022Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Bem além de uma simples narrativa

    Gilberto Freyre é um autor da minha terra e que eu carregava o fardo de nunca ter lido. Não só um autor, ele é uma referência. Claro, conheço algumas de suas opiniões, de suas polêmicas, mas ler algo do sujeito, nunca tinha lido. Acredito que a presente obra seja uma boa porta de entrada para a escrita do autor. Livro rápido, "fácil" mas sem nunca cair no fútil. Aqui a narrativa vai além do contar casos. Os casos "sobrenaturais são narrados mas ao mesmo tempo há uma reflexão sociológica aqui e até uma discussão (breve) sobre alguns dos aspectos folclóricos que influenciaram essas lendas. Outra coisa que o autor até faz referência e que eu achei bem interessante é a diferença no perfil das assombrações entre a Europa (o autor faz muita referência a Inglaterra em específico) e aqui nos trópicos. Muito interessante observar que o perfil sobrenatural pode seguir algum aspecto sociológico também hehe. Livro super interessante e que mesmo para quem não conheça Recife, pode se tornar uma leitura muito prazerosa. Pra mim que cresci na cidade e conheço alguns dos locais referenciados no livro, teve um sabor adicional e até... nostálgico.

    35 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 270
    • 5 estrelas34%
    • 4 estrelas34%
    • 3 estrelas24%
    • 2 estrelas6%
    • 1 estrelas2%
    Gilberto de Mello Freyre profile picture

    Gilberto de Mello Freyre

    Foi um sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor brasileiro, considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX. Foi o intelectual mais premiado da história do país, laureado com o Prêmio Aspen, honraria que consagra "indivíduos notáveis por contribuições excepcionalmente valiosas para a cultura humana”. Recebeu ainda o prêmio italiano La Madonnina. Dentre outros prêmios e honrarias, recebeu a Ordem do Império Britânico, o Prêmio Jabuti de Literatura, o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio de Excelência Literária da Academia Paulistana de Letras, medalhas de Portugal e da Espanha e a Ordem Nacional da Legião de Honra da França. Sagrou-se ainda imortal da Academia Pernambucana de Letras.

    70 Livros
    180 Seguidores
    Pernambuco, Brasil

    Gilberto de Mello Freyre