Trumbo

Trumbo Bruce Cook


Compartilhe


Trumbo


A Vida do Roteirista Ganhador do Oscar Que Derrubou a Lista Negra de Hollywood




Em 1947, o jornal The Hollywood Reporter divulgou uma série de nomes de vários profissionais do cinema americano supostamente envolvidos com o comunismo. Todos os olhares do Congresso dos Estados Unidos se voltaram para a possibilidade de comunistas e simpatizantes estarem sutilmente instilando sua propaganda nos filmes de Hollywood. Dez pessoas foram intimadas a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas – um grupo depois conhecido como os “Dez de Hollywood” –, e o roteirista Dalton Trumbo era seu principal nome.

Radical à própria maneira, franco e irônico, membro do Partido Comunista, Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação. Foi julgado, declarado culpado por desacato ao Congresso e preso, em 1950. Começara a caça às bruxas da era McCarthy, e depois de cumprir pena Trumbo estava na lista negra de centenas de profissionais banidos de trabalhar para os grandes estúdios. Atuando por trás das câmeras, por quase uma década viveu de produzir roteiros clandestinamente, a preços medíocres, até que dois Oscars depois, e com o esvaziamento do macarthismo, Trumbo se tornou o primeiro integrante da lista a ser novamente creditado em uma produção, abrindo caminho para o fim definitivo da caça às bruxas em Hollywood.

Trumbo é uma biografia franca de uma figura exuberante, que esteve no epicentro de um dos períodos mais tumultuados da história americana recente. Apesar da notoriedade como escritor e do apogeu como o mais bem pago roteirista de sua época, criador de épicos como A princesa e o plebeu, Exodus, Spartacus e Papillon, nenhuma das criações de Dalton Trumbo é capaz de rivalizar com sua própria história.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Cinema

Edições (1)

ver mais
Trumbo

Similares

(36) ver mais
O Refúgio dos Deuses
O Gênio do Sistema
A caça às bruxas
Caça às bruxas

Resenhas para Trumbo (9)

ver mais
on 28/1/16


Dalton Trumbo foi um roteirista maravilhoso, com filmes como Spartacus, Exodus e A Princesa e o Pebleu em seu portifólio e romances conhecidos pela sua qualidade. Mas mesmo com todos esses feitos, não foram suas obras que tornaram seu nome tão comentado, e sim os anos que passou na lista negra por ser comunista. Trumbo, escrito por Bruce Cook, conta toda a vida do escritor. O livro inspirou o filme que rendeu a Bryan Craston a indicação para o Oscar de melhor ator. Logo no inicio da... leia mais

Estatísticas

Desejam71
Trocam16
Avaliações 3.6 / 76
5
ranking 18
18%
4
ranking 39
39%
3
ranking 33
33%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

40%

60%

Vivi
editou em:
28/01/2016 12:14:15
Vivi
aprovou em:
28/01/2016 12:14:25