Os Amores Difíceis

Os Amores Difíceis Italo Calvino


Compartilhe


Os Amores Difíceis





Esta coleção reúne contos escritos na juventude de Italo Calvino. Os primeiros foram escritos em 1945, quando Calvino tinha vinte e dois anos, e os últimos no início dos anos 1950, época em que o autor se firmava como uma das principais vozes da literatura italiana.
Os temas são diversos: um soldado tímido tenta seduzir uma viúva durante uma viagem de trem; uma respeitável senhora vive o drama de perder a parte de baixo de seu biquíni no mar quando a praia está cheia; um leitor oscila entre a realidade da ficção e a fantasia da realidade; um míope enfrenta as agruras do uso de óculos; uma esposa descobre o adultério e o mundo no botequim da esquina; um bandido e o sargento que o procura resolvem passar a noite na cama da mesma prostituta.
O que unifica as histórias é o profundo senso de composição do autor, atento aos mínimos detalhes da narração. Aqui, Calvino parece revisitar a obra de mestres como Guy de Maupassant e Anton Tchekhov, inigualáveis na arte da narrativa breve.
Nesses textos, encontramos sempre um desenho geométrico, um jogo combinatório, uma estrutura de simetrias e oposições, um tabuleiro de xadrez em que os movimentos das peças brancas e negras dialogam em cadência de balé.
Os amores difíceis é um livro que comprova a tese da escritora canadense Margaret Atwood, que após a leitura desses contos passou a considerar Calvino o maior escritor italiano do século XX.

Línguas Estrangeiras

Edições (4)

ver mais
Os Amores Difíceis
Os Amores Difíceis
Os amores difíceis
Os Amores Difíceis

Similares

(5) ver mais
O Cavaleiro inexistente
Os detetives selvagens
Seis propostas para o próximo milênio
Maravilhas do Conto Italiano

Resenhas para Os Amores Difíceis (25)

ver mais
Sem título...
on 12/12/20


É um livro que tem seus altos e baixos, mas Calvino sempre consegue fazer com que a gente fique preso na narrativa em que ele se propõe. Mas não é meu favorito dele. Algumas histórias no começo do livro são maravilhosas, depois começa a diminuir o ritmo. As duas histórias finais são muito boas. Se quer ler Calvino, tenha fôlego e ânimo. São obras com uma carga existencialista enorme, nem sempre vai agradar...... leia mais

Estatísticas

Desejam145
Trocam3
Avaliações 3.9 / 346
5
ranking 31
31%
4
ranking 39
39%
3
ranking 26
26%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

31%

69%

morganarosana
cadastrou em:
26/04/2013 23:36:31
Lindenberg
aprovou em:
11/08/2016 15:50:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR