Assim se pariu o Brasil

Assim se pariu o Brasil Pedro Almeida Vieira


Compartilhe


Assim se pariu o Brasil


Três séculos de invasões, rebeliões e outras calamidades do período colonial ao nascimento do Brasil...




Há mais de 500 anos houve um pequeno povo, oriundo de um minúsculo pedaço da Europa, que descobriu, diz-se por engano, um pedaço da costa sul-americana. E depois mandou para lá mais naus. E mais gentes. Por lá atacou índios e foi atacado por eles, aliou-se a nativos, procriou com índias, trouxe negros da África, procriou com negras, mandou jesuítas pregarem terra adentro, meteu-se em cultivos e garimpos, perambulou pelo sertão, navegou por rios parecidos com o mar. Ainda lidou com a cobiça de outros países europeus sedentos em filar seu quinhão. Tudo isso só poderia resultar em sangue e crueldade, mas bem misturado com coragem e sagacidade.

Neste livro, Pedro Almeida Vieira mostra como um “rato” (Portugal) pariu uma “montanha” (Brasil). Com ilustrações de Enio Squff, a obra relata 25 dos mais fundamentais episódios da História colonial. Conhecer isto, por meio da pena de um português, talvez ajude a compreender por que o Brasil nasceu quase sem dramas (ao contrário dos outros países sul-americanos), e depois cresceu assim, como se sabe. A “culpa”, sempre se pode dizer, foi do português, claro. E o autor, português, até concordará.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Assim se pariu o Brasil

Similares

(50) ver mais
O Tesouro na Rua
Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros
Nau capitânia
A última viagem do Lusitania

Resenhas para Assim se pariu o Brasil (2)

ver mais
on 29/5/16


Eu sou apaixonada por história, mas confesso que a história do Brasil nunca havia me atraído. Isso até ser lançada a coleção "História Politicamente Incorreta". Aliás, o livro que conta a história politicamente incorreta do Brasil eu pretendo ler ainda esse ano. Então quando a Sextante lançou este livro, claro que eu já fui solicitando para leitura. Pelo título, imaginei que seria alguma sátira ou algo do tipo. Não foi exatamente o que eu encontrei... Assim se pariu o Brasil é cont... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam2
Avaliações 3.9 / 17
5
ranking 29
29%
4
ranking 53
53%
3
ranking 12
12%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Naty
cadastrou em:
01/03/2016 12:02:24
Pri Paiva
editou em:
01/03/2016 15:22:38
Pri Paiva
aprovou em:
01/03/2016 15:23:06