Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis


Compartilhe


Como Mentir com Estatistica


Ilustrado por Irving Geis




Quando foi publicado pela primeira vez, em 1954, o livro de Darrell Huff foi saudado como pioneiro em conjugar linguagem simples e ilustrações para tratar de um tema polêmico e controverso: o mau uso da estatística para maquiar dados e abalizar opiniões. Hoje, em tempos de internet e big data, o livro continua genuinamente subversivo e ainda mais relevante. Qual é, afinal, o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas?

Segundo Huff, vale ter sempre um pé atrás. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, listagens incompletas: item por item o autor apresenta os vilões da interpretação de dados. Em um capítulo, ele aponta como os gráficos estatísticos, mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade. Em outro, vemos que uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre. O livro termina com um brilhante passo a passo para o leitor aprender a diferenciar informação de enrolação.

Escrito com humor e repleto de advertências tão atemporais quanto a ciência matemática, Como mentir com estatística é uma leitura agradável e absolutamente acessível. Indispensável para quem se vê bombardeado diariamente, seja pela mídia ou pela timeline do Facebook, por infográficos e estatísticas que se pretendem verdades incontestáveis.

A nova edição, capa dura, mantém as ilustrações originais criadas por Irving Geis para a primeira edição americana do livro.

Leitura de cabeceira de toda uma geração formada em ciências exatas, Como mentir com estatística foi publicado no Brasil pela última vez na década de 1990.

Só nos Estados Unidos, o livro já vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares.

Didáticos / Técnico / Literatura Estrangeira / Matemática

Edições (1)

ver mais
Como Mentir com Estatistica

Similares

(15) ver mais
Quando Roubar Um Banco
Dados demais!
Estatística
O fantástico mundo dos números

Resenhas para Como Mentir com Estatistica (13)

ver mais
Números não mentem? Depende de quem os utiliza
on 19/10/16


Na década de 50, já consagrada como uma das principais instituições de ensino médico do mundo, a universidade norte-americana Johns Hopkins passou a admitir mulheres em seus cursos, até então frequentados única e exclusivamente por alunos do sexo masculino. A medida foi polêmica para a época e imediatamente gerou pesadas críticas, inclusive de que a medida havia sido tomada para favorecer funcionários da instituição. Para comprovar, uma denúncia levada aos jornais afirmava que um te... leia mais

Estatísticas

Desejam99
Trocam3
Avaliações 3.9 / 246
5
ranking 33
33%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

64%

36%

Srta. Oliver
cadastrou em:
05/05/2016 16:11:19
Jim
editou em:
08/11/2018 19:45:26