Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.
Eu nunca fui muito fã de romances de época. O motivo é bem simples: as tramas são previsíveis, o aprofundamento histórico é fraco, os romances ou são melosos ou são do tipo “lord cafajeste e mocinha à frente do seu tempo – que na verdade não são tão à frente assim” e os personagens, na maior parte das vezes, são bem estereotipados. Claro, há exceções, mas elas são raras. Então, quando tive a oportunidade de ler Perfumes de Paris, fiquei com um pé atrás. Contudo, resolvi desbravar a leitura devido a promessa de a trama quebrar esses clichês todos. Em grande parte, a autora conseguiu.
Já no começo da obra, somos apresentados à Charlotte, uma mulher forte, efetivamente à frente do seu tempo. Ela já tem quase trinta anos, não se casou, é resistente em relação à essa ideia e é uma perfumista reconhecida. Muitas vezes, é olhada com desprezo, sendo taxada de louca. Isso porque as imposições sociais não a impedem de fazer o que ela quer. Há consequências? É óbvio. A sociedade sempre pune os revolucionários. Contudo, ela persiste em sua forma de vida.
No decorrer da obra, Charlotte conhece um homem pelo qual tem interesse amoroso. O amor, por alguns motivos que não posso e não irei mencionar, é, de certa forma, proibido. Nesse ponto, conhecemos o outro lado de Charlotte, o seu viés mais romântico, podemos dizer dessa forma. Devido as impossibilidades, para ficarem juntos, o casal deverá lutar por esse amor.
Salvioli ganhou, com esse livro, o meu respeito por construir um romance histórico realmente histórico. Não há apenas roupas e menções de uma época, mas um aprofundamento de costumes, de ambientes e de fatos ocorridos no período. Com um detalhamento que beira ao perfeccionismo, a autora consegue transportar o leitor para a França sem qualquer dificuldade. Neste ponto, ela superou e muito as minhas expectativas.
A construção dos personagens também merece ser destacada. A autora consegue dar uma profundidade interessante aos protagonistas. Eles são mais do que uma mocinha que precisa desesperadamente de um marido e um cavalheiro que fará a mulher amada feliz. A quebra desse padrão é interessante, o que valoriza o enredo criado.
Contudo, em relação à previsibilidade, a autora não consegue fazer muito diferente do que temos no mercado editorial voltado para livros românticos. Temos uma protagonista forte, mas que ao ter contato com o amor, torna-se meio ingênua. Do outro lado, um homem com seus encantos. Não precisa ser nenhum especialista em romances para saber o que irá acontecer. Contudo, acredito que o desenvolvimento do relacionamento e das lutas para superar as impossibilidades agradará quem é fã do gênero.
Em resumo, "Perfumes de Paris" é um romance histórico que tenta fugir do clichê, mas que não consegue totalmente. Contudo, está acima da média, principalmente por causa do bom aprofundamento histórico e das belas descrições dos lugares. Para quem procura um romance de época, essa é uma boa opção, pois conseguiu me agradar, mesmo que não totalmente. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!