Tempos instáveis

Tempos instáveis Vários autores


Compartilhe


Tempos instáveis


O mundo, o Brasil e o jornalismo em 21 reportagens da piauí




Em dez anos de existência, a revista piauí se tornou a grande referência do jornalismo de qualidade praticado atualmente no Brasil. Assim como a revista Realidade no passado, ou como a norte-americana The New Yorker, passaram por sua páginas algumas das mais importantes reportagens, perfis e relatos da última década. Cultura, política, ciência: nenhum assunto ficou de fora.

Neste Tempos instáveis, o leitor encontrará 21 dos mais marcantes textos da piauí, que vão desde o colapso da Islândia, atingida em cheio pela quebra do sistema financeiro mundial em 2008, a um passeio pela pequena cidade de El Calafate, reduto dos Kirchner na Argentina, percorrendo o caso ainda inconcluso do sequestro de 43 estudantes mexicanos em Iguala a mando do prefeito local e de sua mulher, vinculados ao narcotráfico. Ao resgatar momentos da história que reverberam na atualidade, o livro traz um retrato do que resultou da Operação Mãos Limpas, empreendida na Itália dos anos 1990, e que não raro é citada como inspiração aos magistrados à frente da Operação Lava Jato, que mudaria os rumos da política brasileira mais de duas décadas depois.

O leitor encontrará também a impactante reportagem sobre a tragédia de Mariana, o maior desastre ambiental da história do país, e uma minuciosa investigação sobre as razões do atraso das obras de transposição do rio São Francisco, além de reportagens incontornáveis para entender a turbulência política recente do país, nas quais se escrutinam as relações entre empreiteiras brasileiras e a Petrobras, incluindo os desdobramentos internacionais que o caso tomou.

Ainda para compreender o Brasil, o livro traz perfis explosivos, como o do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, e reveladores, como o do então candidato a vice-presidente Michel Temer, o da cartunista Laerte e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Personagens centrais das crises políticas que atravessaram a década, como Delúbio Soares e Delcídio do Amaral, cujos nomes estão para sempre atrelados aos escândalos do mensalão e do petrolão, surgem aqui iluminados pelos holofotes da revista.

As transformações e os impasses da imprensa brasileira e internacional também foram objeto do jornalismo da piauí em algumas reportagens agora reunidas neste volume. Lidos em conjunto, esses textos descem a detalhes capazes de revelar aspectos insuspeitos dos temas que abordam, ao mesmo tempo que oferecem ao leitor uma visão abrangente das engrenagens que regeram a política, a imprensa e a história de uma década marcada por instabilidades de toda ordem.

Política

Edições (1)

ver mais
Tempos instáveis

Similares

(3) ver mais
Vultos da República
Bilhões e Lágrimas
Diário da Dilma

Resenhas para Tempos instáveis (2)

ver mais
on 13/5/20


A sociedade brasileira é uma suruba tão grande que alguns artigos já ficaram inevitavelmente datados, mas ainda assim, é um ótimo livro. Lendo a revista há alguns anos, fiquei um pouco frustrado com a curadoria do livro. É boa mas podia ser ainda melhor. Destaque pra Mariana e os 43... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 11
5
ranking 55
55%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Léo Talone
cadastrou em:
15/11/2016 12:45:59
Professor Carlos
editou em:
11/08/2020 23:12:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR