Eu Venho de Alepo

Eu Venho de Alepo Joude Jassouma
Laurence de Cambronne




Eu Venho de Alepo


Itinerário de um refugiado




Junho de 2015. A cidade de Alepo afunda no caos. Como centenas de milhares de civis, Joude Jassouma decide fugir com sua esposa, Aya, e sua filhinha, Zaine.

A guerra civil na Síria se intensifica. Os confrontos entre o exército de Bashar al-Assad e as forças rebeldes lideradas pelos jihadistas da Frente al-Nusra e do Estado Islâmico se tornam diários. Joude, jovem professor de francês, recusa-se a tomar partido numa luta absurda, que não é a sua. Com sua família, tenta se proteger, muda de residência quatro vezes para evitar os bombardeios – e acaba resolvendo se exilar.

Dos bairros pobres de Alepo ao litoral norte da França, passando por Istambul e pelos campos de refugiados da ilha grega de Leros, este livro conta o êxodo de um dos milhões de sírios atingidos pela guerra. A odisseia de um herói anônimo que, arriscando a vida, atravessou o mar Egeu a bordo de um bote inflável em busca de uma vida decente para sua família.

Pela primeira vez, a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial é contada por alguém que a viveu de dentro, através do olhar de um refugiado comum.

_______________________________

“Uma odisseia da esperança.”
Canard Enchainé

“Um livro salutar, que desconstrói vários preconceitos. Vale a pena.”
L’Express

“O itinerário apaixonante e comovente de um refugiado.”
Le coup de coeur des Libraires

“Joude Jassouma narra o milagre da sua sobrevivência.”
Le Journal du Dimanche

“Uma narrativa sóbria e precisa.”
Télérama

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Eu Venho de Alepo

Similares

(1) ver mais
Nujeen

Resenhas para Eu Venho de Alepo (1)

ver mais
Quem dá faz a hora
on 21/3/18


Temos sempre a impressão que refugiado são ordas de setes humanos q fogem dedeus paises pelos mais variados motivos. E na grande maioria desqualificados profissionalmente. Não é o caso do autor deste livro um homem culto e catedrático línguas. Professor q com muito risco conseguiu fugir de deu país principalmente para não participar da quebra. Bom livro da pra se ter noção do sofrimento desta gente.... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.2 / 11
5
ranking 45
45%
4
ranking 27
27%
3
ranking 27
27%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Daiane
cadastrou em:
19/05/2017 15:18:05