Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto


Compartilhe


Triste fim de Policarpo Quaresma





O que define o Brasil, afinal? Para descobrir as tradições mais genuínas da nossa terra, marche atrás do major Policarpo Quaresma. Mas não se espante se descobrir que o destino final é a loucura. Ilustra a desordem, João Montanaro. Escrevem sobre o improgresso, Criolo e Ferréz.

Qualquer um reconhece de longe que major Policarpo Quaresma é um nacionalista genuíno. Suas idas diárias à padaria francesa e óculos em estilo europeu não abalam sua fama. Nem mesmo o fato de que seu título de major não se deu por mérito militar, e sim por costume. Não há nada ou ninguém capaz de impedi-lo de se proclamar o bastião dos mais tradicionais costumes de nossa terra.

Se o violão é o mais brasileiro dos instrumentos, e as modinhas, o mais nacional dos ritmos, serão essas as novas obsessões do major. Se os Tupinambás choravam ao encontrar pessoas queridas para demonstrar saudades, nada mais natural que encontrar Policarpo aos prantos. Pensando bem, por que é que não estamos tendo essa conversa em nossa língua original, o tupi-guarani? É isso que vai defender Policarpo Quaresma perante o Congresso Nacional.
Publicado originalmente em folhetim, em 1911, esta obra de Lima Barreto é essencial para compreender um Brasil que, embora buscasse criar uma identidade nacional para a recém-declarada República, trazia intactas muitas das características da antiga sociedade colonial. A nova edição da Antofágica, além de ilustrações de João Montanaro e apresentação de Criolo, contou com posfácio e notas de Jorge Augusto de Jesus (IFBA), além de texto da especialista em literatura negro-brasileira Fernanda Felisberto (UFRRJ) e um ensaio poético de Ferréz, expoente da literatura marginal no país.

Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (115)

ver mais
Triste Fim de Policarpo Quaresma
Triste fim de Policarpo Quaresma
Triste Fim de Policarpo Quaresma
Triste fim de Policarpo Quaresma

Similares

(95) ver mais
Numa e a Ninfa : Romance
A Vida de Lima Barreto
Dom Casmurro
Inocência

Resenhas para Triste fim de Policarpo Quaresma (1.296)

ver mais
O Dom Quixote Brasileiro
on 21/3/10


O coitado do Policarpo Quaresma é um dos meus personagens preferidos. Um sujeito que lia demais, e era ridicularizado por todos, que não achavam certo alguém ter em casa tantos livros. Ele resolve pesquisar os verdadeiros costumes nacionais e é tachado de maluco. Por causa dessas pesquisas acontecem as mais engraçadas e tristes cenas, nunca vou me esquecer de quando ele recepciona as visitas e começa a chorar desesperado, num ritual indígena... é uma das coisas mais engraçadas que já l... leia mais

Vídeos Triste fim de Policarpo Quaresma (7)

ver mais
Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) | Tatiana Feltrin

Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barret

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ? Lima Barreto (Atmosfera Literária)

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ? Lima Barre

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto - resenha, interpretação e edição da Antofágica

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Bar

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - LIMA BARRETO (#90)

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - LIMA BARRE


Estatísticas

Desejam820
Trocam571
Avaliações 3.6 / 19.211
5
ranking 26
26%
4
ranking 33
33%
3
ranking 28
28%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

28%

72%

João Pedro
cadastrou em:
12/02/2021 16:46:32
Jeanine
editou em:
10/03/2023 16:22:09
Jeanine
aprovou em:
10/03/2023 16:26:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR