O livro traz a história de Glenn, que vive na estrada e sozinha viaja pelo mundo sem destino, até que em um certo dia a nossa protagonista pega carona com um rapaz misterioso e estranho. Logo em seguida, os dois acabam sofrendo um acidente causado por um homem que se encontra parado na estrada portando uma arma apontada para cabeça, estando ele prestes a se matar.
"- Sei lá, Glenn. - Valiante debruçou-se na janela, ao lado dela. - Vai ver a vida não é mesmo nada além de uma longa tarde de chuva como essa. Você pode ficar olhando para fora, praguejando por não poder ir aonde quer, ou aproveitar o tempo da melhor maneira, sabe? No fim, tudo o que existe é apenas distração enquanto uma chuva interminável nos prende aqui, nesse mundo."
Glenn e o escultor (Valiante) acordam feridos e são levados para um vilarejo esquecido no tempo chamado de Desídia. Esse local bastante pacato guarda muitos mistérios, principalmente, com relação aos moradores que residem naquele lugar. Os dois personagens passam a conhecer algumas pessoas e aos poucos eles vão descobrindo mais à fundo um pouco da história, do que aconteceu no passado e o que levou aquela população a agirem de maneira tão estranha, haja vista que estes não expressam sentimentos de alegria e nem muito menos de esperança.
Diante de muitos acontecimentos que colocarão nossa protagonista à prova, Glenn resolve ir embora de Desídia, mas o que ela não sabe é que em uma tarde de chuva sua vida irá mudar para sempre.
"A vida é uma tarde de chuva e a felicidade depende das escolhas que nela fazemos."
Busquei não dar muitos detalhes da trama, pois o que mais me encantou durante a leitura foi a forma como os autores souberam desenvolver o mistério do vilarejo, assim como os moradores que vivem nesse local. Cada personagem foi muito bem construído e o mais incrível de tudo é o modo utilizado pelos escritores para expressar os anseios, medos e entre outros sentimentos da protagonista, desta forma trazendo um toque de realismo para o enredo.
"Mas, uma vez dentro da 'Armadilha', ela será capaz de tomar de você o que quiser. E você vai deixá-la levar tudo. Se o infesto tem sede, é preciso afogá-lo."
O romance apresenta alguns elementos fantásticos/sobrenaturais, além do clima de mistério que permeia toda a história, achei genial a mistura de gêneros e como tudo se encaixou direitinho. A narrativa é fluída e traz algumas reflexões cotidianas muito interessantes. O livro me surpreendeu bastante, visto que em muitos momentos a leitura me instigava a querer desvendar e me aprofundar nos mistérios de Desídia e seus moradores.
Resenha completa no blog Carpe Diem Literário.