Maomé, uma Biografia do Profeta

Maomé, uma Biografia do Profeta Karen Armstrong


Compartilhe


Maomé, uma Biografia do Profeta





Minuciosa reconstituição da trajetória do fundador da religião muçulmana. A autora discute temas de importância atual para o islamismo, como a guerra santa, e sugere que o estudo da vida do Profeta leva a uma compreensão maior da natureza do fenômeno religioso.

Dante Alighieri colocou Maomé no Inferno e Voltaire dizia que o Corão era "o pesadelo da razão". Esses autores encarnam dois momentos de uma longa história de incompreensão entre as maiores tradições culturais da humanidade. Ocidente e Oriente viveram inúmeros momentos de hostilidade recíproca - que não raro se agudizaram até o limite do confronto -, mas Jesus sempre foi considerado parte integrante da religião islâmica, na qualidade de profeta precursor da revelação final.
No século XX, a situação de desconhecimento do Ocidente em relação à religião muçulmana começou a mudar, com o surgimento de biografias como as de Montgomery Watt, Martin Lings e, especialmente, com o estudo de Maxime Rodinson, que destaca a liderança política e militar do Profeta.
Em Maomé - uma biografia do Profeta, Karen Armstrong procura ir além dos autores que a precederam. Ela lembra que, de um ponto de vista histórico, o Profeta do Islão é o mais conhecido dos fundadores das grandes fés e que o estudo da sua vida nos permite compreender melhor a natureza do fenômeno religioso. A experiência espiritual de Maomé, numa caverna do monte Hira, por exemplo, é comparada às visões e aos êxtases de santa Teresa de Ávila.
Armstrong demonstra também que um conhecimento aprofundado dos personagens envolvidos na eclosão da fé muçulmana é essencial para o estabelecimento de relações mais tolerantes e fraternas entre civilizações que, há séculos, vêm se defrontando num conflito interminável.
Esta minuciosa e erudita biografia aborda questões centrais para as decisivas - e às vezes acaloradas - discussões contemporâneas acerca do cenário geopolítico internacional, como a polêmica dos chamados "versículos satânicos" e as diferentes interpretações da jihad. Com esta obra, traduzida inclusive para o árabe, Karen Armstrong dá uma importante contribuição para o reconhecimento de formas mais harmoniosas de convívio entre civilizações - condição que se apresenta imperiosa para o futuro da humanidade.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Maomé, uma Biografia do Profeta

Similares

(11) ver mais
Buda
O mundo falava árabe
Declínio e Queda do Império Otomano
Jerusalém

Resenhas para Maomé, uma Biografia do Profeta (8)

ver mais
Ótima visão sobre o Islã
on 17/3/20


O livro me surpreendeu bastante, Maomé como um personagem histórico é muito mais crível que o messias cristão. A figura de Maomé não evoca poderes sobrenaturais fantasiosos, os relatos sobre ele não precisam de magia e afins, como ocorre com seu correspondente cristão. Diferentemente do Jesus, que a única "fonte histórica" que se tem sobre ele é a bíblia e faz com que nos questionemos se realmente existiu, Maomé foi uma figura real. Não é realizador de milagres místicos, mas seu po... leia mais

Estatísticas

Desejam66
Trocam2
Avaliações 4.1 / 73
5
ranking 45
45%
4
ranking 33
33%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

57%

43%

Wendell Oliveira
cadastrou em:
15/01/2009 23:58:15
Samir Calaça
editou em:
17/01/2019 13:09:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR