Expedição Vera Cruz

Expedição Vera Cruz Ronaldo Luiz Souza


Compartilhe


Expedição Vera Cruz


Uma fantástica aventura pelos mitos e lendas do Brasil




Na época do descobrimento do Brasil, Dom Afonso, um nobre português, se enfurna nas selvas brasileiras, e convive com os nativos, registrando em seu livro de anotações relatos sobre a cultura indígena e os deuses e demônios que habitavam a Terra de Santa Cruz, além das guerras travadas entre brancos e índios. A Coroa Portuguesa e a igreja, ao saberem da existência do livro, o amaldiçoam e decidem destruí-lo. Seu autor é queimado na fogueira da inquisição, mas o livro desaparece sem deixar vestígios, até que anos mais tarde, Domingos Ferreira, venerável maçom, o recupera, colocando-o sob a proteção e segredo da Maçonaria.

Nos dias atuais, Expedição Vera Cruz conta a história de Pedro, neto do recém-falecido Jonas, venerável maçom e a descoberta do Livro Perdido de Dom Afonso. Manuel, tutor de Pedro, acompanha-o do Rio de Janeiro às montanhas de Minas, perseguido por Tobias, o substituto de Jonas na loja maçônica, que também deseja o livro para alcançar maior riqueza e poder pessoal.

Por intermédio da leitura do livro de Dom Afonso, numa antiga fazenda de Minas, Pedro e amigos conhecem os entes folclóricos que aterrorizavam os indígenas e descortinam suas origens. Ao redor da fogueira que ilumina as noites nas montanhas, enquanto ouvem à distância uivos ameaçadores, os amigos de Pedro contam as lendas que mais os aterrorizavam quando crianças. Personagens do folclore brasileiro renascem nas narrativas de sua própria gênese fantástica – recriada pelo autor – em encontros inesperados com os personagens do livro ou em relatos ouvidos ao redor da fogueira.

Nas páginas de Expedição Vera Cruz desfilam, dentre outros, Anhangá, Iara, Boitatá, Curupira, Caapora, Mula-sem-cabeça, Vampiros e Lobisomens. Aventura, suspense, terror e fantasia destilados para o público juvenil e adulto de uma forma nunca antes vista na fantasia nacional.
Assombrado com visões e imagens de Membirabitu – o filho índio de Dom Afonso –, sobre os ombros de Pedro recai a responsabilidade de impedir que os portais entre o mundo real e o mundo das trevas se abram; caso contrário, a escuridão e seus demônios se espalharão pelo mundo atual.

Fábula / Fantasia / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Expedição Vera Cruz

Similares


Resenhas para Expedição Vera Cruz (2)

ver mais
Um livro para se ter e manter na estante: precioso!
on 3/12/17


Esta obra de Ronaldo Luiz Souza promete e entrega! Nem sempre a atratividade de um livro condiz com o seu conteúdo, mas a capa belíssima (em tons de ocre e diferentes matizes de azul, emulando os elementos da natureza), que apresenta em sua composição três elementos do nosso rico folclore brasileiro — a Iara, a Mula sem Cabeça e o Curupira — e, mais ao fundo, o que seria uma caravela dos incipientes e intrépidos desbravadores de novos mundos do século 16, somada à diagramação atraente,... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Kyanja
cadastrou em:
03/12/2017 15:59:01
Kyanja
editou em:
03/12/2017 16:17:37