Clare é uma ex escrava que conseguiu fugir de seus senhorios, e se refugiou em Troyes, onde encontrou uma família disposta a ama-la e a lhe dar um lar mesmo que humilde. Tudo ia bem na vida da jovem donzela, até o dia em que ela acompanha Nell, sua irmã caçula adotiva, a um torneio de cavalaria. Neste dia Sir Arthur Ferrer, um dos cavaleiros do torneio, a vê pela primeira vez nas arquibancadas e a primeira coisa que nota são seus olhos. Pois Clare possui heterocromia, isto é, um de seus olhos é azul acinzentado e o outro verde com nuances castanhos. (Daí vem a alusão ao título do livro)
Sir Arthur, ao descobrir os laços de Clare com sua família adotiva, fica convicto de que ela poderá ajudá-lo a solucionar um roubo e a capturar uma gangue de ladrões que vem causando problemas ao condado de Champagne. Contudo, os olhos impares da donzela o deixam instigado, pois acredita já tê-los visto antes, até que se lembra que são os mesmos olhos do Conde Myrrdin. Acreditando que ela seja filha ilegítima do Conde, Arthur embarca em uma jornada com Clare até Fontaine.
O que ambos não imaginavam que ao longo desta viagem um amor nasceria entre os dois. Uma série de dúvidas, principalmente relacionadas ao passado obscuro de Clare, começam a rondar o jovem casal colocando em jogo o amor crescente entre ambos. A história se desenrola e enrola entre tramas, suspense, suposições e sofrimento, mas no final temos um verdadeiro conto de fadas!
Um romance medievalista que cativa os leitores por proporcionar a ideia de que romances podem sim acontecer, também trazendo a mente a ideia do cavaleiro de armadura reluzente que sempre protege a donzela indefesa. Contudo, achei a história sem muito conteúdo, além de o tempo escorrer de maneira não muito clara, onde um parágrafo está em uma situação e o seguinte em outra em um tempo completamente diferente, não fazendo nenhuma alusão de como a história chegou naquele ponto. Na minha opinião a história proporciona um quentinho ao coração romântico, com uma linguagem fácil de se compreender, mas ao mesmo tempo mal escrita, com precariedade de termos, além de falta de domínio do tempo dentro da história.
Recomendo esse livro mais como uma leitura esporádica, para refrescar a mente e permitir reavivar um lado mais emocional. A história cativa, mesmo que previsível, e proporciona momentos de emoções bem intensas. Em suma, é uma leitura razoável ao esperado do gênero literário a que pertence.