O grande livro de histórias de fantasmas

O grande livro de histórias de fantasmas A. S. Byatt...


Compartilhe


O grande livro de histórias de fantasmas





Não é à toa que grande parte das melhores histórias de mistério e horror trazem como ponto central uma mulher tão brava quanto apavorada, quase sempre às voltas com acontecimentos inexplicáveis. Ou então uma figura feminina atormentada que é a causa de eventos assustadores. Desde sempre, mulheres e fantasmas convivem frequentemente nas páginas dos livros.

O grande livro de histórias de fantasmas, um projeto concebido pela virago Pressa, editora inglesa dedicada exclusivamente a livros escritos por mulheres, busca comprovar isso. No livro, o olhar feminino incide direta e precisamente em um dos gêneros clássicos da literatura, os contos de horror. As perspectivas apresentadas nas 34 histórias, contudo, são as mais variadas. Há narrativas tradicionais e estudos psicológicos modernos, clássicos contos de casas mal-assombradas e fábulas de mistério de teor feminista.

Algumas das histórias são inquietantes; outras, francamente assustadoras; mas todas são narrativas antológicas que investigam como mulheres lidam com a paixão, a angústia e a raiva. As 31 autoras britânicas reunidas em O grande livro de histórias de fantasmas estão entre as mais importantes dos séculos XIX a XXI. Algumas dedicaram suas vidas a histórias de suspense e mistério, outras se entregam aqui a um raro exercício no gênero. A lista inclui Charlotte Brontë, a mais velha das irmãs do clã, autora de Jane Eyre; Edith Wharton, ganhadora de um prêmio Pulitzer por A era da inocência; May Sinclair, crítica literária e uma das mais ativas militantes pelo voto feminino em sua época; A. S. Byatt, autora de Possessão e Anjos e insetos, de produção longa e ainda na ativa, e muitas outras.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério / Terror

Edições (1)

ver mais
O grande livro de histórias de fantasmas

Similares

(35) ver mais
Relâmpagos descritos - Contos
Os Buracos da Máscara
Perseguição Demoníaca
O livro dos Fantasmas

Resenhas para O grande livro de histórias de fantasmas (7)

ver mais
Amostra interessante
on 5/2/10


O livro reúne contos de fantasmas de escritoras americanas e inglesas. Como amostra, é bem interessante, mas na minha opinião apenas um terço dos contos apresenta uma qualidade acima do mediano. Entre eles, "A história de Salomé", "O símbolo" de May Sinclair, "A história da velha babá" de Elizabeth Gaskell, e "Os olhos" de Edith Wharton merecem citação especial. "Napoleão e o espectro" de Charlotte Brontë, é tristemente medíocre; adoro a escritora, mas ela não estava em seus melhotes ... leia mais

Estatísticas

Desejam156
Trocam1
Avaliações 3.9 / 95
5
ranking 34
34%
4
ranking 28
28%
3
ranking 33
33%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

21%

79%

Jey Godoy
cadastrou em:
08/01/2010 00:42:37
Jenifer
editou em:
17/04/2021 17:36:53