Soldados do jazz

Soldados do jazz Thomas Saintourens


Compartilhe


Soldados do jazz


Os heróis negros do Harlem na Primeira Guerra Mundial




Em 1º de janeiro de 1918, desembarcava na França um som até então desconhecido no Velho Continente: o jazz. O estilo, que estava nascendo na América, chegou à Europa pelas mãos do 15º Regimento de Infantaria da Guarda Nacional de Nova York, composto por soldados do Harlem, famoso bairro negro da cidade.

Carregadores de malas, estivadores, mecânicos, boxeadores, advogados e músicos, esses combatentes acabaram relegados a trabalhos secundários e a serviços de apoio. Negros de origens diversas que quiseram acreditar que combater lado a lado com seus compatriotas brancos faria deles seus iguais. Homens rejeitados pelo próprio exército, que encontraram nas tropas francesas irmãos em armas que os reconheceram por sua coragem – e não apenas porque levaram o jazz em suas malas!

Treinados pelo exército francês, logo mostraram que sabiam empunhar suas armas tão bem quanto seus instrumentos, e suas façanhas heroicas na guerra se tornaram tão conhecidas quanto sua música. Em novembro daquele mesmo ano, retornaram vitoriosos aos Estados Unidos ostentando a mais alta condecoração das forças francesas. A batalha, porém, estava longe de terminar. Se do outro lado do oceano haviam lutado pela liberdade contra os soldados do Kaiser, em casa teriam que lutar pela democracia contra inimigos ainda mais cruéis: o racismo e a segregação. Foram necessários quase cem anos para que, em 2015, os heróis do Harlem fossem finalmente reconhecidos e honrados de forma oficial pelo governo do presidente Barack Obama.

História

Edições (1)

ver mais
Soldados do jazz

Similares

(19) ver mais
A Música através dos tempos
A Primeira Guerra Mundial...
A Primeira Guerra Mundial
Tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Guerra Mundial

Resenhas para Soldados do jazz (33)

ver mais
Revoltante
on 18/6/21


Esse livro veio na caixa do clube skoob,e achei interessante o título e comecei logo a ler . Ao ir virando as páginas e mergulhando nas histórias desses jovens americanos negros na guerra ,o sentimento de revolta e indignação foi me acompanhando até a última página . Um livro importantíssimo,histórias antigas ,porém nada diferente do que os negros até hoje vivem . Infelizmente é vergonhoso o comportamento da sociedade racista e colonialista. Um livro necessidade para entendermos o que... leia mais

Vídeos Soldados do jazz (1)

ver mais
Booktrailer | Soldados do Jazz

Booktrailer | Soldados do Jazz


Estatísticas

Desejam38
Trocam4
Avaliações 4.1 / 66
5
ranking 45
45%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
20/09/2018 22:54:53
Jenifer
editou em:
24/03/2021 00:02:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR